Os Cinco Estágios do Colapso - Dmitry Orlov - Tomo Literário

Os Cinco Estágios do Colapso - Dmitry Orlov

Compartilhe
A primeira pergunta que pode surgir ao se deparar com o título do livro é: o que é esse tal de colapso? Dmitry Orlov, autor do livro, publicado pela Editora Revan em 2015 responde a esta questão. E faz mais, divide o colapso em cinco estágios que são:

Colapso financeiro – fragilidade das instituições financeiras, inexistência de poupanças, fim do acesso ao capital e inexistência de garantias para ativos financeiros.

Colapso comercial – há desvalorização do dinheiro, sucumbência das importações e exportações, além de escassez de bens de primeira necessidade.

Colapso político – o sistema político perde toda a sua legitimidade.

Colapso social – a confiança das pessoas acaba nas pessoas que as cercam e surgem conflitos.

Colapso cultural – a família se desagrega e começa a competição por recursos que são escassos.

Entender a teoria do autor é, no mínimo, interessante. O colapso pode acontecer a qualquer momento, e quando digo que é a qualquer momento é porque não há uma previsão de quando ocorrerá, como explica o autor no texto.

Em cada estágio apresentado no livro o autor ilustra com um estudo de caso. Dessa forma, vamos nos deparar com informações sobre a Islândia, a máfia russa, os pashtuns (tribo que vive entre o Afeganistão e o Paquistão), os ciganos e os Ik (povo do qual o que se sabe advém de uma única fonte: o livro The Moutain People). Os estudos de casos levam ao leitor o entendimento sobre o referido colapso e exemplifica o estágio.

A crise que o capitalismo enfrenta pode levar ao colapso, mas não só isso. Dmitry nos traz informações práticas para a sobrevivência em cada um dos estágios mencionados. Ora o tema pode se colocar de maneira complexa, e não se esgota na obra do autor. Ora pode se notar claramente que há total conexão com o tempo que vivemos, sobretudo pela crise que o capitalismo vem enfrentando nesse ou em outro país. O autor compara o colapso ocorrido com a União Soviética, vez que é russo, com o colapso que começa a tomar contorno nos Estados Unidos.

Há, sem dúvida, um chamamento a reflexão e coloca o leitor de frente com pensamentos sobre a tendência de desenvolvimento. Ao pensarmos no futuro da humanidade ou de nosso país, o que podemos/vamos enfrentar? A política, a economia, a sociedade e a cultura podem ser afetadas por hábitos e decisões que conduzirão ao colapso total.

Não posso deixar de comentar que muito me chamou a atenção a nota do editor, logo no início do livro, em que diz que teve dúvidas sobre a publicação do livro. E isso aguçou ainda mais a minha curiosidade, porque eu, como leitor, queria identificar e entender quais os pontos o deixaram em dúvida. E agora, após a leitura concluída, tenho em mente que foi uma decisão acertada ter publicado um livro tão provocativo, instigante e bem argumentado.

Esse livro é altamente recomendado para quem quer entender e enriquecer o conhecimento sobre o que pode acontecer com o mundo moderno.

Ficha Técnica
Título: Os Cinco Estágios do Colapso
Escritor: Dmitry Orlov
Editora: Revan
ISBN: 978-85-7106-551-2
Edição: 1ª
Número de Páginas: 284
Ano: 2015
Assunto: Ciência Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages