Cine Privê - Antonio Carlos Viana - Tomo Literário

Cine Privê - Antonio Carlos Viana

Compartilhe
O livro contém vinte contos do escritor sergipano Antonio Carlos Viana. Nos contos, o leitor se vê diante de histórias que desnudam o ser humano (no sentido literal e figurado). O autor despe os personagens em suas lembranças perturbadoras da infância ou na vivência que tem em ambientes degradados.

Nos deparamos com a mulher que se oferta para ser abusada pelo dentista em troca de dentes e uma boca bonita. O homem que se apaixona pela prostituta que o atende e que tem um nome que não envelhece. Outro homem que tem por profissão limpar cabines de um cine prive. E tantos outros que encontram-se em momentos descarados, ora com a vergonha a cobrir o seu ato, ora pela simples entrega como humano que se permite.

Os desejos contidos no fundo da alma dos personagens aflora, em suas narrativas em primeira pessoa. É como se eles nos contassem os seus segredos sórdidos, os bastidores do que lhes causa repulsa ou os agrada. Como o rapaz que se excita num velório e nos conta, aparentemente, sem nenhum pudor. Também está presente em algumas histórias a perda da dignidade, fato que se pode ver quando um personagem sai em busca de salvar uma panela que está no fogo, no momento em que sua casa será demolida. Do que o ser humano é capaz? Certamente essa pergunta fica pairando a todo tempo no ar enquanto lemos a obra de Antonio.

Os contos de Antonio Carlos Viana, publicados pela Editora Companhia das Letras em 2009, são inquietantes e provocativos. Gosto dessa forma de escrever em que o personagem conta suas mazelas e se apresenta sem pudores, sem hipocrisia e com certa dose de sacanagem, sem ser pejorativo. Há profundidade na temática que o autor aborda justamente por nos deparamos com humanos, humanos demais em suas imperfeições e em seus desejos (sejam eles ardentes ou não). 

O livro é como se assistíssemos a um filme, num cine privê, em que os narradores vão contando seus segredos nos vinte contos que nos enchem de boa leitura. Atrevo-me a dizer que o escritor tem um texto memorável. Vale a pena ler!

Ficha Técnica
Título: Cine Privê
Escritor: Antonio Carlos Viana
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 978-85-359-1440-5
Edição: 1ª
Número de Páginas: 124
Ano: 2009
Assunto: Contos brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages