Serial Killers Made in Brazil - Ilana Casoy - Tomo Literário
O livro de Ilana Casoy, “Serial Killers Made in Brazil”, apresenta a pesquisa da autora sobre assassinos em série no território nacional. Há perfis de psicopatas brasileiros e relatos sobre seus casos.O cerne da publicação feita pela Darkside em 2014 (360 páginas) é compreender a mente dos criminosos que matam e não tem remorso ou culpa por isso.

Toda vez que nos deparamos com uma situação de violência é comum nos indignarmos, e a abordagem de Ilana com os diferentes tipos de criminosos que entrevistou demonstra que essas pessoas (os serial killers) podem estar em qualquer meio social e ter diferentes “motivações” para os atos que cometem.

A tríade apresentada no livro anterior (Serial Killers Louco ou Cruel?) está presente no perfil psicológico dos criminosos: abuso sexual na infância,  queima ou destruição de coisas e violência contra animais ou outras crianças.

Há casos que chocam pela brutalidade, como a do criminoso que matou vários meninos e tomava o sangue de suas vítimas. Ou mesmo de um matador que em prol da justiça eliminava outros criminosos. Mais do que julgar os casos expostos o livro nos leva a refletir sobre a personalidade de sociopatas e tentar compreender as ações (ainda que injustificadas). 

Os crimes praticados, histórico familiar, laudos psicológicos e mentais, exposição da mídia, entrevistas, cartas, fotos, detalhes dos julgamentos, recheiam o livro. Ilana expõe também nos capítulos os bastidores de suas entrevistas, o que nos dá a exata noção do árduo trabalho em investigar e aprofundar-se nos casos dos assassinos em série brasileiros.

O livro é fechado com a apresentação de parte de um trabalho acadêmico realizado pela escritora e que foi adaptado para inserção na publicação, que fala sobre Pedrinho Matador. Vale a pena ler e refletir sobre colocações feitas no capítulo, que aborda inclusive a influência social, a personalidade do indivíduo, sua relação com o meio e com os seus.

Quem leu “Serial Killers Louco ou Cruel?” deve também ler esse tomo da obra, para que veja quão completo o trabalho se tornou. É, sem dúvida, um livro bem produzido, seja pela escrita clara e o detalhamento das histórias apresentadas, seja pelo acabamento ímpar, característica da Darkside.

Não posso fechar a resenha sem comentar do box com os dois volumes, que é um espetáculo. Certamente encantará a leitores amantes da criminologia, psicologia, direito ou áreas correlatas. Para curiosos e leitores que buscam entretenimento ou tem  curiosidade pelo tema o efeito é o mesmo.
Foto: Darkside


Ficha Técnica
Título: Serial Killers Made In Brazil 
Autor: Ilana Casoy
Editora: Darkside
ISBN: 978-85-66636-29-1
Edição: 1ª
Ano: 2014
Número de Páginas: 360
Assunto: Psicopatas

Um comentário:

  1. Eu quero muito esse livro, vi algumas entrevistas da Ilana Casoy e achei ela fantástica!


    estandybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages