Erasmo de Rotterdam - Luiz Feracine - Tomo Literário

Erasmo de Rotterdam - Luiz Feracine

Compartilhe
O livro "Erasmo de Rotterdam - O Mais Eminente Filósofo da Renascença", sobre o humanista é o volume 7 da Coleção Pensamento & Vida publicado pela Editora Escala em 2011. Uma coleção que por si vale a pena, dado a quantidade de obras publicadas, incluindo obras sobre pensadores, como é o caso do livro em questão.

Erasmo de Rotterdam, que chamava-se Geer Gertz e assumiu o nome de Desidério Erasmo, é considerado um dos homens mais inteligentes de seu tempo e tem uma visão contrária a aristotélica-tomista. Sua filosofia é independente, embora ele tenha vínculos religiosos e tenha também grande proximidade com o protestante Lutero. "Erasmo conferiu nova visão à filosofia da Renascença, privilegiando o ser humano, a religião cristã e o conhecimento sapiencial da vida".

Nos pensamentos do filósofo estão presentes vertentes sobre educação de jovens, bem como o papel da família nesse aprendizado e a responsabilidade dos educadores sobre os educandos. Essa vertente do filósofo demonstra sua preocupação com a educação da juventude e se revela de caráter pedagógico.

No humanismo, corrente de pensamento que tem o homem como centro das coisas, Erasmo de Rotterdam é um dos filósofos mais aclamados. Uma de suas obras mais conhecidas é "Elogio à Loucura", nela há muito de humor e criticidade sobre o homem, baseado na loucura.

O livro que trata do filósofo apresenta uma visão sobre o pensar de Erasmo, sua biografia, sua obra e apresenta trechos de textos que elucidam muito de sua forma de filosofia, e do seu legado. Para quem gosta de filosofia ou tem atuação em áreas correlatas à da Educação é um prato cheio. Para quem, como eu, tem apenas curiosidade pelo saber, também é um excelente livro para ampliar horizontes. Importante, contudo frisar, que não trata-se de um livro profundo e com minúcias da vida e obra do autor, mas apresenta de maneira consistente o filósofo.

Ficha Técnica
Título: Erasmo de Rotterdam
Autor: Luiz Feracine
Editora: Escala
ISBN: 978-85-389-0112-9
Edição: 1ª
Ano: 2011
Número de Páginas: 200
Assunto: Filosofia

2 comentários:

  1. os textos escritos e os traduzidos/anotados pelo pe. Luiz Feracine são muito bons, didáticos e bem escritos, com clareza e lucidez , como a trad. da obra do Pico della Mirandola e de outros clássicos latinos; agora, temos essa obra sobre Erasmo, de quem já li a biografia...Merece louvor o empenho de Prof. Feracine pelo magistério desses clássicos (literatura e filosofia).OMRegispani

    ResponderExcluir
  2. os textos escritos e os traduzidos/anotados pelo pe. Luiz Feracine são muito bons, didáticos e bem escritos, com clareza e lucidez , como a trad. da obra do Pico della Mirandola e de outros clássicos latinos; agora, temos essa obra sobre Erasmo, de quem já li a biografia...Merece louvor o empenho de Prof. Feracine pelo magistério desses clássicos (literatura e filosofia).OMRegispani

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages