O Teorema Katherine - John Green - Tomo Literário

O Teorema Katherine - John Green

Compartilhe
“O Teorema Katherine”, do escritor norte-americano John Green foi publicado no Brasil em 2013 pela Editora Intrínseca. O livro conta em suas 304 páginas a história do jovem Colin Singleton e de Katherine.

Até aí tudo bem. Você vai dizer que tratra-se de uma história entre um garoto e uma garota chamada Katherine. O detalhe está nesse nome. Não é apenas uma Katherine. Colin já namorou dezenove Katherines. Coincidência ou não todas tinham o mesmo nome. E, após levar um pé na bunda da última namorada, ele parte numa viagem com o seu amigo Hassan.

“(...) Cada uma das vezes, Colin passou pelo mesmo ciclo de sentimentos: raiva, arrependimento, saudade, esperança, desespero, saudade, raiva, arrependimento. O problema de levar o fora especificamente de Katherines, comparado a levar o fora de quaisquer namoradas, era que aquilo ficava extremamente monótono.”

Colin é um rapaz tido como um prodígio, bastante inteligente e especialista em criar anagramas, além de pegar no pé do melhor amigo para que ele curse uma universidade.

Na jornada, Colin busca desenvolver e auferir o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. Além de resolver os seus fracassos amorosos será que o Teorema conseguirá alçar Colin à fama, uma de suas buscas? Com base nos teoremas ele saberá efetivamente se os relacionamentos tem possibilidade de dar certo?

“(...) não é a gente que lembra o que aconteceu. É o que a gente lembra que se transforma no que aconteceu.”

Esse livro de John Green, autor também de “A culpa é das estrelas” tem um enredo interessante.  O fato de existir a construção de um teorema é desafiador. No entanto, o livro parece perder-se em certos aspectos. Por exemplo, se a quantidade de ex-namoradas chamadas Katherine fosse menor, possivelmente o autor poderia explorar mais a fundo cada um dos relacionamentos.

É uma história descontraída e em alguns momentos complexo, mas não é a complexidade em si que deixa o livro às vezes enfadonho. A abordagem dada é razoável. Em muitos momentos o personagem central torna-se repetitivo, cansativo, previsível.

Para compreender a composição do teorema leia o apêndice do livro. A explanação matemática está lá, escrita por Daniel Biss, professor e pesquisador.


Ficha Técnica
Título: O Teorema Katherine
Escritor: John Green
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-315-2
Edição: 1ª
Ano: 2013
Número de Páginas: 304
Assunto: Ficção americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages