A Origem do Mundo - Jorge Edwards - Tomo Literário

A Origem do Mundo - Jorge Edwards

Compartilhe
“A Origem do Mundo”, de Jorge Edwards, foi publicado pela Editora Cosac Naify em 2014 e conta em suas 160 páginas a intrigante história de Patrício Ilanes, Patito, médico casado com Silvia, uma mulher vinte anos mais jovem que ele.

Feliz Diaz, um intelectual chileno morre. Sua morte, para supresa de Patrício, causa uma reviravolta na vida do amigo.

Uma foto de mulher encontrada em meio aos pertences do falecido junto com uma foto de Silvia, esposa de Patrício, é o estopim para uma trama de desconfiança, ciúme, insegurança, mas também de desejo e provocação. São as contradições contidas em Patrício que se perfazem e nos conduzem a esse romance sensual e afetuoso, com traição e desejos.

Jorge Edwards é um grande admirador de Pablo Neruda. Este por sua vez tinha grande apreço pelo escritor e por sua vida literária. Com a credencial de Neruda dá pra imaginar que uma boa história viria pela frente. E assim foi.

Me deparei com um texto coeso e que além do amor de Patricio e Silvia, e do personagem que se coloca no meio do casal. É um romance inesperado, recheado de referências artísticas e que mostra uma Paris apaixonante.

A busca do médico para descobrir se a mulher nua da foto era a esposa mostra-o contraditório com seus sentimentos. Com sua quase paranóia, cheio de medos e inseguranças, cercado de incertezas, mas também de certezas que ele cria e vendo seus complexos e medos se materializarem, Patrício também se torna simpático ao leitor. A contrariedade existente em qualquer relação está bem representada no personagem.

Cada capítulo do livro é aberto com uma citação, muitas das quais são de Sêneca, como “Deixamo-nos guiar ao sabor do vento”. Deixei-me guiar pela coerente narrativa de Edwards. Mergulhar no livro escrito pelo chileno foi uma boa pedida. A quem não conhece recomendo lê-lo e se  deparar com uma das razões pelas quais o escritor é considerado um dos grandes nomes da literatura em língua espanhola.

Ficha Técnica
Título: A Origem do Mundo
Escritor: Jorge Edwards
Editora: Cosac Naify
ISBN: 978-85-405-0603-9
Ano: 2014
Edição: 1ª
Número de Páginas: 160
Assunto: Ficção chilena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages