O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë - Tomo Literário

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Compartilhe
"O Morro dos Ventos Uivantes” é o nome do livro e da propriedade de um dos personagens, do Sr. Heathcliff. Conforme relatado no capítulo I “Ventos Uivantes é um provincianismo significativo, que descreve o tumulto atmosférico ao qual este lugar fica exposto quando há tempestade.”

O livro da escritora Emily Bronte, publicado originalmente em 1847 chocou os leitores da época. Para contar a história de amor de Heathcliff e Catherine a escritora não demonstrou apenas o lado doce e apaixonado de um casal. Emily demonstra no livro as falhas de caráter, os sentimentos contraditórios, o lado obscuro de cada personagem e até mesmo a diferença social existente (o que ainda hoje podemos ver).

Os personagens da série de Stephenie Meyer (Saga Crespúsculo), Edward e Bella, tem esse livro como o seu preferido. Talvez o clima nebuloso, o aspecto dos personagens, o ar que a propriedade de Heathcliff  apresenta, digam um pouco da personalidade do casal vampiresco.

A obra é considerada uma das grandes histórias da literatura inglesa. Tornou-se um clássico. Pela época em que fora escrito, alguns leitores podem achar o texto denso, mas com o decorrer da trama, tal impressão pode ser modificada. Contudo, há que se mencionar que é um texto complexo, uma trama complexa e capaz de provocar sentimentos diversos nos leitores (nos mais atentos e naqueles que desistirão da obra antes de terminá-la).

A edição da leitura foi publicada pela Editora Landmark em 2014. Trata-se de uma edição de luxo, com capa dura e em dois idiomas: português e inglês. O texto em inglês é apresentado nas páginas em colunas (duas).

A trama da escritora é  cheia de intrigas, desencontros, paixão e certo misticismo. “Que Deus nos ajude!” e outras referências são mencionadas. 

Apesar do tempo decorrido entre sua escrita original e os dias atuais, parece que "O Morro dos Ventos Uivantes" é contemporâneo em sua história. Mostra o ser humano, num relacionamento da maneira como ele é. A verdade nua e crua sobre a personalidade dos personagens é um dos destaques.

Amigos de infância, os dois (Catherine e Heathcliff) são separados, no entanto, a união entre eles é mais forte do qualquer obstáculo e tormenta que possa aparecer. É um amor proibido que demonstra rastros de vingança, ira e outros sentimentos vorazes do ser humano. E, como toda ou quase toda obra clássica, “O Morro dos Ventos Uivantes” já foi adaptado mais de vinte vezes para o cinema, a televisão e até mesmo o rádio. A história tem um certo ar angustiante, mas vale por ser um clássico.

Ficha Técnica
Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Escritora: Emily Bronte
Editora: Landmark
Edição: 1ª
ISBN:978-85-8070-020-6
Ano: 2014
Número de Páginas: 304
Assunto: Literatura Inglesa.

Um comentário:

  1. Quando li O Morro dos Ventos Uivantes, a princípio pensei que não gostaria... Foi uma leitura muito prazerosa! Gosto muito dos personagens e seus conflitos e da maneira que a história é contada.
    Abraços

    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages