O silêncio das montanhas - Khaled Hosseini - Tomo Literário

O silêncio das montanhas - Khaled Hosseini

Compartilhe


Sinopse
O romance traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul. São órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, o autor narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expande. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar. 
_________________________________________________
O livro escrito por Khaled Hosseini, autor também do conhecido e aclamado “O caçador de pipas”, foi lançado pela Editora Globo em 2013. Em suas 350 páginas é contada a história dos irmãos Abdullah e Pari. O primeiro é o mais velho e vive, na infância, uma relação de bastante proximidade com sua irmã.
“A mão de Pari, dentro da carrocinha, logo pegou a de Abdullah. Ficou olhando para ele, com os olhos lacrimejando, sorrindo com seus dentes separados como se nada de ruim pudese acontecer com ela se o irmão estivesse ao seu lado. Abdullah enlaçou os dedos da mão dela, como fazia todas as noites quando dormia com a irmão na mesma casa, as cabeças se tocando, as pernas entrelaçadas.”
O destino, através das mãos de gente próxima, separa os dois irmãos ainda quando crianças. E cada um, acaba sendo conduzido a uma família diferente. A marca da separação fica presente, embora ocultada.
“E não houve choradeira nenhuma. Ninguém na aldeia perguntou sobre Pari. Ninguém nem falava o nome dela. Abdullah ficou espantado com a facilidade com que ela havia desaparecido da vida deles.”
O espaço temporal narrado sobre a vida dos personagens vai da primavera de 1952 ao inverno de 2010. Histórias de amor, traição, solidariedade, guerra, amizade, morte, egoísmo, gratidão, permeiam a vida dos personagens. Geograficamente, os acontecimentos se passam em Cabul e em outros lugares do mundo. Além da história dos dois irmãos, o livro conta a história de outras pessoas que, ao longo do tempo tiveram contato ou fizeram parte da vida de ambos.
“... Intuitivamente, ela não duvida de quaisquer que sejam as revelações (...) essa pessoa de seu passado distante, do outro lado do mundo (...) Ela já sabe há muito tempo que mamã mentiu sobre sua infância. Mas, mesmo com a base de sua vida abalada por uma mentira, o que Pari plantou desde então nessa base é verdadeiro, forte e inabalável como um cavalo gigante.”
Passam-se os anos e, ao atender o telefone, Pari refaz sua conexão com as lembranças sobre seu irmão, sua infância e sobre sua família. A menina, agora mulher, havia sido "agraciada" com o esquecimento sobre os fatos. Em algum lugar do mundo Abdullah mantinha viva a lembrança acerca da sua vida ao lado de sua irmã. Sua ausência marcava presença constantemente.

As decisões tomadas pelos personagens ao longo de sua história, influenciam o futuro que eles viverão. Somos frutos de nossas escolhas e estas podem e afetam as futuras gerações.

Khaled trata da passagem do tempo e das escolhas humanas nas relações, numa trama entremeada de adversidades e construções. É um livro que toca, emociona e nos desperta para a reflexão. As relações, sobretudo as familiares, e as decisões sobre os caminhos a seguir, me tocaram. E, na sutileza do texto, de forma não escancarada, mas narrada, despertou o que pra mim é o cerne do livro e a provocação implícita lançada pelo escritor.

Sobre o autor
Khaled Hosseini é romancista e médico afegão. Tem naturalização estadunidense. Nasceu em Cabul no dia 04 de março de 1965. É filho de uma professora e de um diplomata. O escritor tem mais  de 38 milhões de volumes vendidos em todo o mundo. Khaled escreveu também o sucesso de público e de crítica: “O caçador de pipas”. “A cidade do sol” é outro dos livros escritor pelo autor.




Ficha Técnica
Título: O silêncio das montanhas
Escritor: Khaled Hosseini
Editora: Globo Livros
ISBN: 978-85-250-5408-1
Ano: 2013
Edição:
Número de Páginas: 350
Assunto: Ficção norte-americana / Relações interpessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages