29 de Outubro - Dia Nacional do Livro - Tomo Literário

29 de Outubro - Dia Nacional do Livro

Compartilhe
Estamos no antepenúltimo dia de outubro, dia 29. Nesse dia comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro.

Quando do surgimento da primeira biblioteca no Brasil, Portugal que era colonizador do país, disponibilizou um grande acervo bibliográfico de origem da Real Biblioteca Portuguesa. Ao que consta havia mais de sessenta mil objetos, entre livros, medalhas, manuscritos, mapas e outros. O Rio de Janeiro foi a cidade que recebeu a primeira instalação, que funcionava no Hospital da Ordem Terceira do Carmo.

Fachado do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Riachuelo, Lapa - Rio de Janeiro. Foto: Hospital do Carmo
O dia 29 de outubro foi escolhido como data para comemorar o dia nacional do livro, porque foi num dia 29 de outubro, no ano de 1810, que a biblioteca que funcionava no hospital foi transferida para outro lugar. Assim sendo, foi fundada pela coroa portuguesa a Biblioteca Nacional do Livro.

Foto da parte interna da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Foto: Agência Estado

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando Dom João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, do escritor Tomás Antônio Gonzaga. É um relato de 60 páginas que fala sobre a vida do frei Antônio de Desterro Malheyro. Tomás, o escritor, morreu em 1810, foi advogado e um dos maiores poetas do arcadismo brasileiro.

Marília de Dirceu - primeiro livro publicado no Brasil. Foto: Sem referência.
E para comemorar o Dia Nacional do Livro, o blog Tomo Literário deseja vida longa e muitas histórias a todos os leitores, escritores, editores, distribuidores, livrarias, blogueiros literários, bibliotecários e todas as pessoas que de alguma forma contribuem para a perpetuação do saber e do conhecimento por meio dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages