Nicolelis, famoso neurocientista brasileiro, lança livro infantojuvenil sobre as descobertas da neurociência - Tomo Literário

Nicolelis, famoso neurocientista brasileiro, lança livro infantojuvenil sobre as descobertas da neurociência

Compartilhe


Em O maior de todos os mistérios, livro de Giselda Laporta Nicolelis e Miguel Nicolelis, mãe e filho convidam o leitor a uma viagem pelo cérebro e pelas descobertas da neurociência

Reconhecido internacionalmente, o premiado neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, acaba de lançar o livro infanto-juvenil O Maior de Todos os Mistérios em parceria com sua mãe, a escritora Giselda Laporta Nicolelis, com ilustrações de Ana Matsusaki, pela Editora do Brasil.

Os autores usam um fictício passeio em uma máquina do tempo para transportar o leitor ao que é visto por muitos como ficção, mas que está se tornando uma possibilidade rela para o futuro nos laboratórios de neurociência pelo mundo.

No livro, Miguel e Giselda viajam com o leitor através do tempo e dentro do cérebro humano, para mostrar os descobrimentos, avanços e pesquisas precursores do novo mundo que se avizinha com a evolução da neurociência.

Trata-se de uma adaptação para o público infanto-juvenil do livro de Nicolelis, Muito além do nosso eu, em que narra as últimas descobertas da neurociência sobre o cérebro e sobre o uso da Interfaces Cérebro Máquinas (ICM) e das Interfaces Cérebro Máquina Cérebro (ICMC).

Nicolelis, o maior neurocientista brasileiro vivo, ficou muito conhecido depois que um exoesqueleto de sua criação foi usada opor um homem que é paraplégico para dar um pontapé inicial na Copa do Mundo de 2014. Já a participação de Giselda é importante para falar ao leitor com linguagem simples, clara e lúdica, sobre os eventos históricos que influenciaram o avanço da neurociência.

A viagem tem início na origem do universo, passa pelo surgimento da vida, dos primatas e do homem, e leva os leitores aos criadores da neurociência, que analisaram os primeiros neurônicos em cérebros de ratos, em 1906.

O livro relata outros importantes acontecimentos, como o voo de Santos Dumont e as pesquisas realizadas com primatas em 2011, em que macacos manipulam um braço mecânico (avatar de um braço) e sentem a textura dos objetos manuseados. O livro trata também da importância das descobertas da neurociência para ajudar pessoas com paralisia a se movimentar, doentes de Parkinson a se recuperar, e para curar outras doenças, como surdez, cegueira, esquizofrenia e transtorno obsessivo.

Mais adiante, o livro assegura que, no futuro, exisitirá a chamada Brainet (internet do cérebro), uma rede em que bilhões de pessoas estarão conectadas pelo pensamento e poderão se comunicar sem sequer conversar e viajar pelo espaço com avatares apenas com a força do pensamento. Mais que isso, coloca a possibilidade do surgimento de um novo mundo, sem fome, sem guerra, sem doenças. É no mundo dos implantes de chips no cérebro, dos chamados ICM (Interface Cérebro Máquina) e ICMC (Interface Cérebro Máquina Cérebro), que um leitor reflexivo desembarca, com mais interesse pelas ciências e satisfeito com a leitura do livro.


Sobre o autor:

Miguel Angelo Laporta Nicolelis é medico e cientista, nasceu em São Paulo – sp em 7 de março de 1961. Formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-doutorado no Hospital Universitário Hahnemann (associado Drexel University College of Medicine), na Filadélfia. Foi considerado um dos vinte maiores cientistas do mundo no começa da década passada, segundo a revista Scintific American. É o primeiro cientista a receber o prêmio Pioneer e o Fransformative R01, e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science. Lidera um grupo de pesquisadores de neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos) na tentativa de integrar o cérebro humano a máquinas (neuropróteses ou inferfaces cérebro-máquina) e desenvolver próteses neurais para reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por sinais cerebrais. O trabalho está na lista de tecnologias que mudarão o mundo, segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, Nicolelis também concebeu e lidera um projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte, que recebeu destaque internacional ao serem divulgados seus resultados na prestigiosa revista PLoS One.

Sobre a autora:

Giselda Laporta Nicolelis nasceu em São Paulo – SP, em 27 de outubro de 1938, no bairro da Liberdade. Formou-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Publicou sua primeira história em 1972 e o primeiro livro em 1974. Foi então que descobriu o seu verdadeiro caminho: a literatura infantil e juvenil, as crianças e os adolescentes. Hoje, sua obra abrange mais de cem títulos, entre livros infantis, juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por dezenas de editoras, com centras de edições, e milhões de exemplares vendidos. Exerceu também o jornalismo em publicação dirigida ao público infantil e juvenil, e trabalhou como coordenadora editorial em coleções juvenis. É sócia-fundadora do CELIJU – Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil – cujo acervo se encontra atualmente na USP, da UBE (União Brasileira de Escritores), do Sindicato de Escritores do Estado de São Paulo e da Clearing HOuse for Women Authors of America, EUA.

Sobre a ilustradora:

Ana Mastsusaki nasceu em São Paulo, em 1986. Desde pequena, gosta de viajar pelos livros através de imagens e palavras. Como o pai também trabalha para editoras, era normal que a casa da família tivesse as estantes recheadas de livros. Ela relembra que uma das brincadeiras preferidas quando criança era criar revistas e livrinhos: escrevia e ilustrava. Não houve como ser diferente: quando entrou na faculdade, resolveu estudar Design Gráfico e a brincadeira virou trabalho. Faz ilustrações para as principais revistas do país e cria projetos gráficos para editoras. Também é autora de um projeto itinerante de experimentações gráficas, no qual dá workshops e oficinas de ilustração.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages