Bullying e isolamento: Bruna, a tagarela - Tomo Literário

Bullying e isolamento: Bruna, a tagarela

Compartilhe


Livro mostra como uma menina, que gostava de falar, sofre com o bullying dos colegas na escola, enfrenta o isolamento, mas se supera e acha um lugar para se expressar à vontade, sem atrapalhar ninguém

Quem nunca conheceu um colega que adorava conversar, até nas horas impróprias? Exemplos do cotidiano escolar, com crianças vítimas da hostilidade de coleguinhas por falar demais, e da vida pessoal, com uma sobrinha e em um filho que adoravam conversar, inspiraram a escritora Mailza de Fátima Barbosa a escrever o livro infantil “Bruna, a tagarela”, com ilustrações de Paula Kranz, lançamento da Editora do Brasil.

A obra mostra como Bruna, que falava bastante, recebeu o apelido de “tagarela” e se tornou vítima de bullying na escola, o que mudou seu comportamento. De extrovertida, Bruna se tornou isolada e passou a ficar calada na escola, até descobrir um lugar para manifestar suas expressões naturalmente e se livrar do apelido que os colegas lhe deram. “A Bruna, que se tornou tagarela para o grupo, sentiu isso negativamente e começou a modificar seu modo de ser. Foi assim, devagarinho, que o bullying chegou em sua vida”, explica Mailza.

A escritora, que passa parte dos dias no ambiente escolar, lembra de professores que reclamam desses alunos, eloquentes, por atrapalhar as aulas. “Entendo os dois lados, mas sempre procurei fazer com que a criança falasse em momentos que não prejudicassem as aulas e especialmente os colegas”, diz. “Quando pequenos, meu filho, hoje adulto, e minha sobrinha, hoje adolescente, eram dessas crianças”, diz. “Ambos compreenderam e usaram o talento da oratória a favor deles, respeitando o espaço do outro”, afirma.

O livro, que trata de temas como diversidade, relações sociais e comportamento, evidencia o amadurecimento e aprendizagem da personagem Bruna para enfrentar o bullying. Mais que isso, segundo a autora, serve de ajuda para professores e pais na orientação aos pequenos.

“Minha intenção é poder contribuir com profissionais da Educação com uma ferramenta para auxiliá-los na abordagem do tema, bem como mostrar à criança uma maneira de usar seus dons”, explica a escritora. Segundo ela, com respeito se combate o problema, que é “dever de todos”. “Precisamos entender a importância do respeito nas relações. Quando respeito e sou respeitado mantenho boas relações e isto torna o mundo melhor”, afirma.

Sobre a autora:

Mailza de Fátima Barbosa nasceu em Três Marias, Minas Gerais. Seu pai trabalhava em uma construtora, e nas longas viagens que faziam ele sempre levava um caderno e anotava tudo o que via pela frente. Começou aí o seu interesse por criar e contar histórias. Para ela não há nada mais divertido do que ouvir as crianças narrando seu dia a dia e fazendo perguntas.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages