[Entrevista] Marciele Goetzke - Tomo Literário


Marciele Goetzke é apreciadora de literatura, filmes de terror, games e rock n' roll, descobriu o amor pela escrita desde criança quando rabiscava personagens fictícios para espantar a solidão. A escritora, associada da ABERST, lançou seu primeiro livro pela Editora Poesias Escolhidas e, posteriormente, participou de antologias publicadas pela Editora Illuminare e Rouxinol. Marciele concedeu entrevista ao Tomo Literário e falou sua obra, o cenário literário para escritoras e novos projetos. Confira.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura? E quando e como você decidiu se tornar escritora?

Marciele Goetzke: Não me lembro bem quando comecei a escrever, lembro que desde criança já inventava mundos paralelos e personagens para conversar. Com 11 anos escrevi minhas primeiras poesias que apresentei na escola e com 15 anos decidi, após uma decepção amorosa, escrever meu primeiro romance, mas nunca cogitei a possibilidade de publicar. Com 18 anos então, veio o convite para participar de uma antologia de poemas organizada por uma amiga e desde então decidi que queria ser escritora.

Tomo Literário: Você participou da antologia As Lendas de Colina, da Editora Rouxinol. Qual o tema central do seu conto?

Marciele Goetzke: Meu conto “A desolação de Elmus”, é sobre uma filha que procura a verdade mascarada pelo seu próprio pai anos atrás e sobre autoconhecimento. As Lendas de Colina foi meu primeiro conto publicado!

Tomo Literário: Seu primeiro livro foi lançado pela Editora Poesias Escolhidas. De lá para cá você teve outras publicações. O que mudou no seu trabalho como escritora?

Marciele Goetzke: Desde que resolvi ser escritora, de trazer a escrita pra minha vida, muita coisa tem mudado. Principalmente a forma da escrita. Agora estou aprendendo a ambientar melhor as cenas e enriquecer os diálogos dos personagens. Aproximar minha escrita do mundo real e dos sentimentos verdadeiros.

Tomo Literário: Você é uma das escritoras associadas a ABERST – Associação dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror. Como você tem visto o cenário literário, sobretudo para as escritoras?

Marciele Goetzke: Eu vejo que está em ascensão. Não somente na associação, mas em todos os lugares. Inclusive independente publicando na Amazon ou no Wattpad. Para autora iniciante como eu, é difícil o mercado literário, mas com a ajuda que estou recebendo da ABERST entre outros, está se tornando mais acessível. 


Tomo Literário: Você vai lançar um livro de horror psicológico chamado Terror em Morden Lake. Como surgiu a ideia desse livro? O que os leitores podem esperar da obra?

Marciele Goetzke: Vai parecer bizarro, mas Morden Lake foi um sonho que eu tive, sim kkkk. Pois é, desde então venho desenvolvendo a obra. Estou na fase final e pretendo terminar a revisão até final desse mês. Terror em Morden Lake vai ser lançado pela Constelação Editorial e será um quebra-cabeças sem fim. Está sendo até pra mim, que volta e meia acrescento mais mistérios, mortes e suspeitos. Fiquem ligados!!

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Marciele Goetzke: Acredito que a inspiração que eu tenho vem dos livros que eu já li. Desde um ambiente até a forma da escrita. Li Sidney Sheldon quando tinha 11 anos e desde então o amor por romances policiais só cresceu. Atualmente me inspiro muito na autora de Thrillers, Tess Gerritsen. Inclusive indico muito, hehe. 

Tomo Literário: Uma pergunta difícil de responder: rock n’roll, filmes de terror, games ou livros? Ou tudo junto e misturado?

Marciele Goetzke: Tudo junto e misturado e com uma taça de vinho, é claro!!

Tomo Literário: Você está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Marciele Goetzke: Sim! Recebi um convite no início do ano da autora Ge Benjamim (associada ABERST também) para produzir um thriller juntamente com ela. A história é de um assassino em série que persegue sua primeira vítima que escapou no início de seus crimes para terminar de fato, a tortura que havia começado naquele dia. A obra se ambienta em São Paulo e está no início ainda. Pretendemos publicar na Amazon quando findá-la e posteriormente fazer uma versão física.

Foto: Reprodução

Tomo Literário: Quais são os escritores que você admira ou que exerceram alguma influência sobre o seu trabalho como escritora?

Marciele Goetzke: Como havia mencionado anteriormente, os autores que me influenciaram bastante no início foram Sidney Sheldon e Tess Gerritsen, mas estou sempre lendo à procura de novas inspirações, mais recentemente o livro que me chamou bastante atenção e me inspirou foi de um autor sueco chamado, Johan Theorin com o livro Ecos dos mortos.

Tomo Literário: Que livros, de quais gêneros, você recomenda aos leitores? De que forma esses livros te tocam?

Marciele Goetzke: Sou amante da literatura policial, suspense, isso não é novidade hehe. Então recomendo muito os livros da autora Karin Slaughter. É uma autora que está em ascensão no Brasil e se assemelha ao estilo da Tess, mas com características próprias. É algo que me toca, acompanhar novos escritores lançando suas obras, principalmente se os livros forem de suspense. E é claro, minhas divas brasileiras, Claudia Lemes e Vivianne Sophie. 

Tomo Literário: Deseja deixar algum comentário para os leitores?

Marciele Goetzke: Leitores, tomem cuidado ao entrarem na Ilha de Morden Lake. Pois lá, até mesmo o chão tem olhos!!

Conheça os livros da escritora:


Elas são de Marte, está disponível na Poesias Escolhidas.
As Lendas da Colina está disponível na Rouxinol.
O Melhor de Mim e Era Uma Vez estão esgotados.
Póstumus – Relatos Sombrios terá pré-venda em breve.
O Tormento de Mary Petri  está no Wattpad.

Acompanhe a autora nas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages