Macabra Mente – Vitor Abdala - Tomo Literário


Macabra Mente, segundo livro de Vitor Abdala, foi publicado pela VCA em 2016 (102 páginas). Trata-se de uma reunião de contos de terror, nos quais não faltam personagens críveis, panorama social e tramas envolventes.

O Barulho na Casa de Máquinas é o primeiro conto da coletânea. O conto traz a história de um síndico que é chamado por uma moradora do prédio para resolver um barulho vindo da casa de máquinas, que fica perto de seu apartamento. É dessa situação aparentemente usual que o autor mergulha no sobrenatural numa trama intrigante e obscura, que deixa mistério no ar, até o desfecho. Um bom conto na abertura, já nos desperta para a continuidade da leitura. O que virá adiante?

Em tempos eleitorais sempre há aquele político que surge do limbo para dar o ar da graça a seus possíveis eleitores. Zé do Peixe, personagem do conto Zé do Peixe Quer o Seu Voto, é um vereador que tem essa pecha sua característica de candidato. E para conseguir votos, o personagem político acredita no que for preciso: em anjos, em santos e até em unicórnios, desde que o voto seja garantido. Essa busca por votos, no entanto, pode não ser tão bem sucedida ou pode exigir dele mais do que esperava.

Já em Auto da Resistência o leitor vai se deparar com dois policiais, Nélio Santos e Eurico Marques, em ação. “Quando Nélio se deu conta do que estava acontecendo, era tarde demais.” Por meio de ações que causam terror é possível inferir do texto a mensagem de que todo ato tem sua consequência. No entanto, não é com o viés de uma fábula que o autor nos conta, mas amparado no macabro, no sinistro, no terror.

Até um simples objeto de desejo pode suscitar questões que vão além da nossa compreensão. Isso acontece, por exemplo, no conto Disco de Vinil. Um raro objeto que desperta desejo causa transtorno a quem o adquire. O disco de vinil “não se tratava de um álbum comum. Era diferente de tudo que ele já tinha visto nos sebos que costumava frequentar, em busca de vinis raros. Não havia nada escrito na frente da capa, apenas uma imagem meio distorcida de uma caverna em chamas, como se evocasse um cenário infernal”. O trecho transcrito está logo no início do conto e dá um gosto do que a história guarda para a surpresa do leitor.

Num dos contos, um homem reencarna em outros seres. Em outro um personagem garante que a morte de seus companheiros de trabalho foi ocasionada por um ente estranho. E ainda temos o conto “Beta” em que um peixe atormenta a vida de seu dono.

Paira a indagação ao leitor: eventos sobrenaturais ou fruto da macabra mente dos personagens?

Os contos que estão nesse livro, de certa forma, brincam com quem lê, vez que diante das histórias que nos são narradas ficamos intrigados se os fatos sobrenaturais aconteceram aos personagens na proposta da ficção ou se são frutos da mente desses mesmos personagens.

Notadamente, vemos que os cenários nos quais se passam as histórias contadas por Vitor Abdala são variados, passando por um prédio, um cemitério, uma plataforma de petróleo e até um rochedo cheio de focas. Inusitado?

Eis aí um destaque que vale ser feito em relação aos contos de Vitor Abdala. Chama a atenção a forma com que o autor consegue imprimir terror e sobrenaturalidade a situações, lugares e objetos aparentemente simples (ou nem tanto), e transformar tudo numa verdadeira e completa história de terror. Uma coisa digna de grandes escritores. Outra característica do autor é utilizar elementos e situações que são factíveis, o que torna a situação apresentada ainda mais próxima do leitor e torna a leitura mais instigante.

Vitor mantém a qualidade dos contos que fizeram parte de sua primeira publicação, Tânatos – Contos Sobre a Morte e o Oculto, publicado pela Editora Giostri em 2016. O estilo objetivo, a narrativa fluída e a coesão do texto agradam. Os contos realmente são capazes de fisgar os leitores que apreciam terror, entre os quais me incluo.

Macabra Mente, traz em suas páginas, oito contos de uma mente macabra para perturbar a mente (macabra) dos leitores. Vale a pena ler!

Foto: Reprodução
Sobre o autor

Vitor Abdala nasceu no Rio de Janeiro. É jornalista, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-graduação em Políticas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como repórter na agência pública de notícias brasileira, a Agência Brasil, desde de 2004. Depois de mais de dez anos escrevendo sobre fatos reais em notícias jornalísticas, ele fez sua primeira incursão profissional na literatura de ficção com essa coletânea de nove contos.

Ficha Técnica

Título: Macabra Mente
Escritor: Vitor Abdala
Editora: VCA
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-921875-0-7
Número de Páginas: 102
Ano: 2016
Assunto: Literatura brasileira / Contos

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages