Os Herdeiros da Noite – Leonardo Carneiro - Tomo Literário

Os Herdeiros da Noite – Leonardo Carneiro

Compartilhe

Os Herdeiros da Noite – As Noites Não São Mais Seguras... (Volume 1) é de autoria do escritor Leonardo Carneiro, publicado pela Editora Autografia em 2017.

Vampiros e lobisomens surgem desde a época de Caim e Abel. As Crias e as Bestias dão origem à toda uma linhagem que duelará entre si por todo o sempre. Eles devem viver na escuridão, longe dos olhos humanos. Estes, por sua vez, não devem saber da existência de tais seres. Vampiros e lobisomens criam suas casas, um grupo, a qual se aliam. Se um não invadir o território do outro é certo que conseguirão viver em paz por algum tempo. Quanto tempo?

No Rio de Janeiro, Lohan Tiberius, um escocês nascido em 1297 d.C, passa a administrar uma boate chamada EternaLife, ao lado de seus assistentes Vincent e Vivian. Lohan é um vampiro., daqueles que existem desde o início dos tempos e vivem infiltrados entre os humanos, mantendo-se secretamente. Na calada da noite entram em ação. Por meio de suas sociedades secretas travam uma verdadeira guerra em busca de poder, posto que as casas a que pertencem rivalizam para se manter ou conquistar espaço.

A morte de Príncipe John Lhor coloca em risco a trégua que havia entre os seres sobrenaturais, dando então o ponta pé inicial para uma sucessão de acontecimentos que envolvem morte, investigações, pactos e rituais.

“... Corpos dilacerados, manchas de sangue e restos de massa encefálica se estendiam por todos os lados.”

A história do livro não é contada em ordem cronológica, portanto alterna o tempo da ação para que o leitor conheça a origem e o passado de determinados personagens e possa compreender o desenrolar da trama. Então, os leitores se situarão no Rio de Janeiro em 1983 num dado tempo e em outro estarão na Escócia em 1322, por exemplo.

Embora grande parte da trama esteja centrada no Rio de Janeiro, a história também vai apresentar cenas que se desenrolam em outros lugares, tais como Estados Unidos, França, Escócia, Austria.

Intrigas, conflitos e assassinatos, compõe a trama elaboradora por Leonardo Carneiro e dá ação aos personagens vampiros que atuam para garantir espaço, posto que o Rio de Janeiro está sendo infiltrado por um grupo se contrapõe ao que lá está alocado. No início o leitor pode se confundir com todas as nomenclaturas utilizadas para definir as casas, além do emprego de outros termos que são bastantes próprios dos personagens do livro. Mas, não se assuste, no final da publicação há um glossário elaborado pelo autor que nos dá o perfeito entendimento e auxiliam em muito na compreensão.

A história se desenrola com dinamismo e muita ação, o que se reforça, sobretudo, quando se sabe que o livro foi baseado pelo autor nos jogos de RPG que jogava. O leitor que tem o mínimo de familiaridade com RPG vai perceber claramente a conexão.

O livro se encerra com a possibilidade de uma continuação em que mais conflitos surjam no próximo volume. Nesse primeiro livro já conseguimos sentir o impacto da trama e temos uma boa história contada, além de personagens vampiros que não ficam apenas caçando pessoas para subtrair sangue, mas que vão além. As lutas, enfrentamentos e discussões dos personagens levam-nos para um outro patamar de aventura e mistério, e que deixam o leitor ansioso para a continuação.

Vale mencionar que o título do livro pode levar o leitor a acreditar que trata-se de uma obra recheada apenas de terror, mas a abordagem também trafega pelo lado da fantasia. Isso não é demérito da obra, refere-se à percepção obtida com o desenrolar da narrativa e que foi bem utilizada pelo escritor.

Os Herdeiros da Noite traz vampiros alocados em terras brasileiras, explora ficção com realidade ao citar lugares reais, não há o “abrasileiramento” dos vampiros, lobisomens ou outros seres, posto que não tratam-se de figuras de origem brasileira. Além disso, são bem exploradas as casas criadas para cada vampiro e as características dos personagens (o que fica evidente nos diálogos). Todo o universo criado por Leonardo Carneiro é bem utilizado e as ações não ficam limitadas a um único personagem, rendendo uma trama intricada e com ação.

Sobre o autor

Leonardo Carneiro acompanha filmes e séries de ficção científica desde a infância. Quando adolescente, começou a jogar RPG com amigos, participando de diversas aventuras, além de ter narrado suas próprias histórias em várias oportunidades, hobby este que mantém até hoje. Graduado e pós-graduado em Direito, no Rio de Janeiro, atualmente exerce a advocacia, embora, desde o pré-vestibular, tenha adquirido o hábito de redigir história de ficção e fantasia que, recentemente, se tornaram livros.

Ficha Técnica

Título: Os Herdeiros da Noite
Escritor: Leonardo Carneiro
Editora: Autografia
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-518-0306-6
Ano: 2017
Número de Páginas: 243
Assunto: Ficção brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages