[Entrevista] Sérgio Mattos - Tomo Literário


Sérgio Mattos, nasceu em 1989, em Fortaleza. É autor de O Abismo, seu primeiro livro de suspense. Despertou o interesse em literatura aos treze anos, por influência de seu pai. O escritor concedeu entrevista ao Tomo Literário. Confira.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Sérgio Mattos: Bem, foi aos treze anos, lendo pequenas histórias como as das edições vagalume, passando a escrever com o tempo pequenos textos e poesia.

Tomo Literário: Como surgiu a ideia do seu livro O Abismo?

Sérgio Mattos: Sempre quis escrever um livro, tinha milhares de ideias, então comecei a “cavar” mais fundo sobre o que eu poderia escrever, a ideia de um escritor como protagonista me fisgou completamente, e pude introduzir muitos elementos nesta história que talvez eu não conseguisse em qualquer outra.

Tomo Literário: Quanto tempo durou o processo de escrita e qual foi o maior desafio?

Sérgio Mattos: A primeira versão do livro, que foi disponibilizada no wattpad, levou cerca de quatro meses, mas continuo trabalhando incansavelmente nele desde então, próximo a beirar um ano de escrita a sua versão definitiva explorara muitos elementos e me aprofundarei ainda mais na história dos personagens, eles ainda têm muito pra contar.

Tomo Literário: Na sua visão, quais são os maiores desafios que o escritor brasileiro tem enfrentado atualmente?

Sérgio Mattos: A internet trouxe a luz para autores que viviam nas sombras. Mas também deixou todos na superfície aos milhares. Acredito que o maior desafio é sair desse “mar” de autores que empilham seus trabalhos e se tornar um destaque, é uma missão árdua e muito difícil, mas não é impossível, um autor também tem que saber se vender e vender seu trabalho, e não ser apenas mais um.

Tomo Literário: Você tem contos publicados no Wattpad. Para você, qual a importância dessas plataformas de publicação?

Sérgio Mattos: Tenho sim, e em breve estarão disponíveis na Amazon. Contos atraem leitores para sua escrita. Histórias rápidas são necessárias para preencher os poucos espaços de tempo entre uma viagem de metrô ou intervalos de trabalho, além do mais, um autor deve manter uma regularidade em contos, para manter o contato com seus leitores sempre próximo. E dessas histórias curtas sempre surgem textos incríveis.

Tomo Literário: O que te inspira a escrever?

Sérgio Mattos: Sempre fui apaixonado pela literatura, é minha vocação, independente de qualquer ofício. Meus personagens sempre buscam transmitir algo, mesmo em momentos ruins. O suspense é meu plano de fundo para contar suas histórias, mas sempre vou além. Eles me servem como companhia, e me traz luz à minha escuridão. Então o que me inspira, é saber que sempre terá algum personagem batendo minha “porta“ pedindo par que eu conte sua história.

Tomo Literário: Está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Sérgio Mattos: Até Dezembro serão publicados dois contos de minha autoria, além disso terei contos inéditos publicados na Amazon até Novembro e acredito que O Abismo também seja publicado pela Amazon até o fim do ano, em sua versão definitiva. E uma coisa posso adiantar, o trabalho está incrível, tanto na história quanto no trabalho editorial e gráfico. Será meu trabalho mais ambicioso.

Tomo Literário: Que autores você recomenda ou quais autores influenciaram o seu trabalho como escritor?

Sérgio Mattos: Sthephen King, que sem dúvida é minha maior influência no suspense. Harold Robbins e Nelson Rodrigues que possuem uma escrita intensa e direta, que sabem extrair o melhor e o pior de cada personagem com maestria, e Clarice Lispector, que transmite sentimentos nas palavras de maneira única.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você indicaria aos leitores e de que maneira esses livros te tocam?

Sérgio Mattos: Aqui vai minha lista dos melhores que tive o prazer de ler, talvez eu esqueça um ou outro, mas acredito que esta lista mereça ser lida.
Tudo é eventual – Sthephen King
Edgar Allan Poe- Darkside
O fotógrafo – Douglas Kennedy
Dias Perfeitos – Raphael Montes
A vida como ela é – Nelson Rodrigues
Aprendizagem ou livro dos prazeres – Clarice Lispector
Misery – Sthephen King

Livros no wattpad:
Devoção Doentia – Alice Rodrigues
O riso da morte – Debora de Mello
Reflexo Distorcido – Lotus Amani
Obsessão Carnívora – Herison D. Piza

Tomo Literário: Quer deixar algum comentário para os leitores?

Sérgio Mattos: Primeiramente Obrigado pelo espaço para falar mais sobre meu trabalho. O Abismo é um filho para mim, e vê-lo crescendo me deixa bem orgulhoso.

Bem, o que posso dizer? Tenho os melhores leitores do mundo, pessoas que não conheço pessoalmente, mas que de alguma forma estamos conectados, que dispõem de seus tempos valiosos para ler meu livro. Só posso agradecer, e dizer que sou eternamente grato e me mantenho sempre atento para não deixar minha escrita medíocre ou que me perca na história. Quero que continuem a sentir o mesmo que sinto ao escrever, a mesma paixão e apresso.

Enfim, até breve sempre...

Conheça livros do autor

O Abismo

James era um fenômeno literário dos Estados Unidos. Seu rosto estampava jornais e revistas.  Eleito umas das pessoas mais influentes, da América. Todos queriam ler suas histórias. Suas palavras causavam um efeito hipnótico nos leitores. Mas além dos holofotes da fama, que inegavelmente merecera, sua vida estava sendo destruída, estava em completa ruína. Um casamento fracassado e uma relação obtusa com sua filha.

James estava perdendo o jogo. E o seu vício, passara a dominá-lo.

Nada conseguia atingi-lo, em sua bolha de egocentrismo em que se escondia.

Mas sua ilusão de sucesso se desfez quando sua filha foi encontrada  morta, no fundo de um rio. E o assassino está à solta.

James, o escritor mais amado da América, quer vingar-se.

Em uma busca implacável, descobrirá até onde será capaz de ir, por vingança.

Disponível no Wattpad.

O Berço da Loucura (Conto)

Em um sanatório nos nos 50 pacientes se amontoam em celas imundas, sendo subjugados a tratamentos humilhantes e todas as formas de violência. Naquela noite chuvosa. Ruth, enfermeira de Santa Esmeralda encontra um casal ilhado na tempestade no caminho, e os leva para o hospital.  Sem saber que coisas terríveis  acontecerão. E todos dentro do complexo, entre funcionários e doentes estarão expostos a um perigo mortal.

Disponível no Wattpad.







Acompanhe o escritor nas redes sociais:

https://www.facebook.com/SergioMattos21

https://www.facebook.com/OAbismoLivro/

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages