Principais Personagens de Agatha Christie - Tomo Literário



Vamos conhecer um pouco dos principais personagens de Agatha Christie. Poderia mencionar outros aqui, mas nos atentaremos em Tommy e Tuppense, Miss Marple e Hercule Poirot.
 

Thomas Beresford e Prudence Cowley são mais conhecidos como Tommy e Tuppence. O casal é uma espécie de “casal 20” criado por Agatha Christie. Eles estão sempre acompanhados de seu fiel escudeiro, Albert.
Em 1922 foi publicado o primeiro livro em que os personagens aparecem, ainda solteiros, “O Inimigo Secreto”. No livro, como amigos de infância, envolvem-se num perigoso jogo de espionagem.

Ao mesmo tempo que se amam, eles também implicam um com o outro. No decorrer dos outros livros em que Agatha expôs a dupla, eles envelhecem. 

Trecho que descreve os personagens no livro "O Inimigo Secreto": 

"Tommy sentou-se em frente a ela. A cabeça descoberta deixava expostos os cabelos ruivos, lustrosos e penteados para trás. O rosto não era bonito, um tanto indefinido, mas sem dúvida o rosto de um cavalheiro e desportistas. O terno marrom era de boa qualidade, mas estava muito gasto.

Formavam um casal moderno. Não de podia dizer que Tuppence fosse uma beldade, mas havia personalidade e charme nas feições delicadas - o queixo um pouco grande e decidido; os olhos castanhos atentos sob as sobrancelhas pretas e retas. Usava um pequeno chapéu verde sobre os cabelos pretos bem curtos. A saia muito curto e um tanto puída deixava à mostra os tornozelos graciosos. Sua aparência demonstrava uma esforçada tentativa de parecer elegante."

Em “Sócios do Crime” (1929), passa-se seis anos, e é quando eles resolvem trabalhar em uma agência de detetives, tornam-se sócio da Jovens Aventureiros Ltda. Num dos livros publicados no Brasil a nomenclatura é alterada para Agência de Detetives Internacional.

No terceiro livro, “N ou M?”, publicado em 1941, o casal é apresentado vinte anos depois. O quarto livro veio em 1968 sob o título de “Um Pressentimento Funesto”. O quinto e último livro foi lançado em 1973. Intitulado “O Portal do Destino”, os personagens aparecem mais idosos e aposentados.

O universo que envolve os dois personagens é sempre cercado de espionagem, contraespionagem, mensagens  cifradas e segredos de Estado. Nas histórias em que se envolvem há fugas, perseguições, tiros, socos e até cabeçadas. Tuppence é mais intuitiva e Tommy é mais realista, mais pé no chão. Tal afirmação sobre a característica dos personagens pode ser ratificada com um trecho do capítulo 2 do livro "Sócios do Crime", quando iniciavam a agência:

"_ Será maravilho demais - declarou - Vamos caçar assassinos, encontrar joias perdidas de família, localizar pessoas desaparecidas e identificar os responsáveis por desfalques.

Nesse momento, Tommy sentiu que era seu dever dar um toque desencorajador:

_ Acalme-se, Tuppence, e tente esquecer a ficção barata que você costuma ler. Nossa clientela, se é que teremos alguma, será constituída unicamente de maridos que querem que sigam suas esposas e de esposas que querem que sigam seus maridos. A obtenção de provas para fins de divórcio é a única função que se dá a investigadores particulares."
Nota: Na foto que representa os personagens temos James Warwick e Francesca Annis, que  em 1984,  assumiram o papel de Tommy e Tuppence na série Parceiros do Crime da BBC.


Seu nome é Jane Marple, mais conhecida como Miss Marple. Uma velhinha solteirona que mora na pequena aldeia inglesa de St. Mary Mead. Trajando suas vestes simples, cuida de suas plantas e faz tricô. Sua aparência em nada lembraria os famosos detetives dos livros, séries ou filmes.

A primeira aparição de Miss Marple foi em “Os Treze Problemas”, publicado em série na Revista Sketch. Já o primeiro livro em que a idosa apareceu foi em “Assassinato na Casa do Pastor”, publicado em 1930. Agatha Christie afirmava que a personagem tinha certa inspiração em sua avó. Miss Marple muda sua característica rabugenta, notada em sua primeira aparição. Ao longo do tempo vai se tornando mais amável e agradável aos leitores, conquistando a simpatia do público.

No primeiro título em que ela aparece é descrita assim por outro personagem:

"Miss Marple é uma senhora idosa, de cabelos brancos, muito suave e simpática..Miss Marple é a mais perigosa."

Sem ter casado e sem ter filhos, o sobrinho de Jane é o único parente vivo, um famoso autor chamado Raymond West que subestima a inteligência e a sagacidade de sua tia.

Na solução de crimes a personagem usa sua mente lógica e afiada. Não usa somente de sua inteligência, mas também do lado negativo que o vilarejo em que mora lhe ensinou acerca dos homens. Para ela, todo e qualquer crime, não importa onde aconteça, lembra algum fato que aconteceu na pequena vila. Jane também fez cursos de arte e tem noções de anatomia. Miss Marple tem como lema “nada é o que parece

Ela não pertence a nobreza ou a aristocracia inglesa, mas sente-se em casa com as pessoas. Embora seja uma senhora aparentemente frágil e delicada, não se intimida diante dos crimes difíceis que lhe são apresentados.

A simpática anciã aparece em doze livros e vinte e cinco contos escritos por Agatha Christie. Também teve muitas aparições em filmes, séries e peças de teatro.

Nota: Na foto que representa a personagem temos Joan Hickson interpretou Jane Marple na série da BBC 1984-1992. É considerada a mais fiel ao caráter original.

Foi durante a Primeira Guerra Mundial que Agatha Christie passou a escrever histórias de detetive. O livro de estreia foi “O Misterioso Caso de Styles”. É nesse livro que surge Hercule Poirot. Durante o período da guerra, havia muitos refugiados belgas na zona rural inglesa e embora não tenha sido inspirado em uma pessoa em particular, Agatha pensou que um refugiado de tal nacionalidade e sendo um ex-policial, poderia tornar-se, na história, um grande detetive.

Nos livros Poirot é sempre confundido como sendo de nacionalidade francesa. É um personagem dotado de extravagância, sem modéstia e muito se gaba do uso de suas “células cinzentas”, que pode ser considerado como o seu vasto conhecimento da natureza humana. O bigode é uma de suas características marcantes, além da aparência impecável e elegante. O nome Hercule lembra o herói Hércules da mitologia grega, mesmo que o detetive seja um homem pequeno. O sobrenome Poirot tem origem em “poireau”, que em francês significa alho-porro ou verruga.

O personagem mora na Farraway Street número 14, onde localiza-se a Florin Court, também chamada de Whitehaven Mansions. Hercule diz que pode resolver seus crimes “apenas sentado na sua poltrona” e usando de psicologia humana, tornando-se assim um detetive de deduções aguçadas, que prefere interrogar os próprios envolvidos no caso. Para isso não poupa trabalho mesmo que tenha que investigar como o faz a pedido de Hastings, ou quando necessário. É obcecado por ordem e método, chegando a relatar que se alguém praticasse um crime com ordem e método, até mesmo Hercule Poirot seria incapaz de descobrir o criminoso.

Veja como personagem é descrito no livro:

Poirot era um homem extremamente baixinho. Não deveria ter mais do que 1,60m, mas tinha seu orgulho próprio e andava de cabeça erguida. Sua cabeça tinha o exato formato de um ovo, mas ele nunca ligou para isso. Tinha um estilo militar; a limpeza de suas roupas era de invejar, acredito que causaria mais dor nele uma mancha de sujeira do que um tiro. Este homenzinho esquisito, que mancava um pouco, foi na sua época um dos melhores membros da polícia Belga. Como detetive tinha um talento extraordinário, conseguindo resolver casos complexos e emaranhados.

Para que Poirot não fosse utilizado após sua morte, Agatha Christie decidiu pelo seu fim, em um livro escrito em 1940, mas que segundo informações ela exigiu que fosse publicado apenas após a sua morte. O livro chama-se “Cai o Pano” e foi lançado somente em 1975, encerrando a jornada do famoso detetive. Em 2014 o personagem voltou, com autorização de Mathew Prichard, neto de Agatha Christie, que detém os direitos sobre a obra da autora, no livro Os Crimes do Monograma, de Shopie Hannah

Nota: Na foto que representa o personagem temos David Suchet - intérprete do personagem na sérietelevisiva britânica Agatha Christie's Poirot. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages