[Entrevista] Dayvton Almeida - Tomo Literário


Dayvton Almeida, O Ser Poeta,  é escritor, radialista, ator e diretor teatral. Nasceu em Recife e mora na cidade do Moreno, onde é membro fundador da Academia Morenense de Letras e Artes (AMLA) e correspondente da Academia Luminescência Brasileira. Confira a entrevista que o escritor concedeu ao Tomo Literário.

Tomo Literário: Para começar nos conte como foi o início de sua jornada no meio literário.

Dayvton Almeida: Comecei escrever aos 9 anos de idade, mas não mostrava pra ninguém, quando me mudei para Moreno ingressei na Cia de Artes Cênicas do Moreno meus primeiros poemas foram lidos no grupo pelos mais próximos a mim, mesmo assim nada de coragem para literatura, quando então voltei a estudar no projeto TRAVESSIA conheci uma pessoa muito especial a professora Atalys, ela me incentivou a  publicar meus poemas.

Como não acredito no acaso encontrei o site Clube de Autores, comecei então a catalogar meus poemas por títulos, sem medo do certo ou errado fazendo sem saber diagramação, correções com ajuda dos amigos e assim meus primeiros livros ganharam vida.

Então do Clube de Autores fui para minha primeira publicação na editora Poesias Escolhidas, com participações em antologias e a primeira edição do livro O Casamento de Fudência.

Agora estou em uma nova editora, a Kazuá, uma parceria  que promete muitas novidades.

Tomo Literário: Você é membro fundador da Academia Morenense de Letras e Artes – AMLA. Como é o trabalho da academia? De que forma ela atua?

Dayvton Almeida: Bom na AMLA fui o último a chegar. Meu professor de Português me encontrou e me fez o convite, sou membro fundador da cadeira de numero 14, meus professores sempre estão em meu caminho, a academia tem suas lutas como toda academia tem.

Tomo Literário: Você tem onze livros editados. Quais são os maiores desafios enfrentados pelo escritor brasileiro?

Dayvton Almeida: A literatura não é uma necessidade básica na vida de muitas pessoas, então estamos na luta pra mudar essa percepção.

Não ha espaço para mostra de obras independentes, é muito difícil publicar uma obra, ser distribuidor, vendedor, financiador e produtor é uma tarefa muito difícil, quando você expõe seu livro as pessoas logo querem um de presente, o discurso é incrível, você não vai a padaria e pede um pão ao padeiro de presente.

Então maior desafio é onde vai vender sua obra, depois de toda novela de conseguir publicar.
   
Tomo Literário: A Felicidade – Feira de Autores Independentes da Cidade de Moreno, teve sua segunda edição em 2017. Como você avalia o resultado da feira? Quais são as expectativas para o próximo ano?

Dayvton Almeida: Movimentos como a FELICIDADE vêm crescendo em todo pais. Como eu já falei, a maior dificuldade dos autores é onde expor suas obras, então estamos arrumando nosso jeito, as expectativas são para que o movimento cresça a cada ano, este ano foi muito bom a prefeitura recebeu o projeto de forma bem amigável e vamos fazer uma casa para literatura independente junto a um dos projetos do Ser Poetas Produções.     

Tomo Literário: O que te move a escrever?

Dayvton Almeida: O sonho de mudar o mundo, deixar minha marca na linha da história, quando partir quero ser lembrado não pelos meus erros, mas pelo legado que pretendo deixar para o futuro da humanidade, esta é minha fonte de energia para continuar escrevendo.

Tomo Literário: Está preparando algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Dayvton Almeida: Bom só vou falar que veem ai a casa do Ser Poeta é só o que vou adiantar.

Foto: Reprodução
Tomo Literário: Que autores você recomenda ou quais autores influenciaram o seu trabalho como escritor?

Dayvton Almeida: Manoel Bandeira, Mario Quintana, Clarice Lispector e não um autor, mas autor Raul Seixas.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você indicaria aos leitores e de que maneira esses livros te tocam?

Dayvton Almeida: O Nariz de Vidro do Mario Quintana é o livro que eu sempre tenho em minha memória é simples, mas de uma profundidade sem tamanho.  

Tomo Literário: Quer deixar algum comentário para os leitores?

Dayvton Almeida: Vou citar Raul Seixas
“Sonho que se sonha só 
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Conheça os livros do autor. 

 
O Casamento de Fudência

Dayvton Almeida explora o universo popular da literatura de cordel para dar vida a personagens famosos da cultura brasileira como o coronel, o padre, o beato, os fiéis e os valentões. Com a narrativa ambientada na cidade nordestina de Pipas, o leitor irá acompanhar as artimanhas de Fudência, que em busca do prazer carnal, cria estratégias para despistar seu pai, o famoso coronel Zé da Peixeira, virando a cidade toda de cabeça para baixo.

Em “O Casamento de Fudência – Uma Piada da Vida Real”, há uma sutil crítica aos costumes sociais e os significados das cenas e atos vão além do texto e desdobram-se em um Nordeste revela-se que é lugar de fala, pois não importa só o que é dito, mas como é dito, fazendo-se um importante registro da oralidade. O livro traz um glossário com palavras e expressões típicas da região, com um sabor burlesco à moda popular e o enredo de uma comédia que nos é familiar.

Disponível no site da Editora Kazuá.

Livros disponíveis no Clube de Autores.

A musa
Jogos de sedução
Ela disse não
Ao amor
Meu pequeno universo
Histórias de vidas
É viver a vida da sua maneira e não como ela é

No link abaixo você pode consultar todas as sinopses e adquirir os livros.
 

10 comentários:

  1. Parabéns, sou suspeito em falar de ti. Vou ficar reservado aqui no silêncio.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã demais, te acho muito porreta e és um exemplo a ser seguido porque tu és a prova de que a arte em suas várias manifestações é a nossa última esperança nesse país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos nesta jornada juntos mana Cléo, saudades de mas da conta.

      Excluir
  3. Parabéns amigo.
    Sou fã do seu trabalho e da sua garra.
    Já é um exemplo para sua cidade e para todos que estão nessa jornada literária.
    Tudo de bom e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou administrador do seu trabalho, vamos juntos acada passo buscando nosso espaço.
      Grato sempre.

      Excluir
  4. Parabéns , que o Senhor te abençoe ainda mais.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages