[Entrevista] C. S. Camargo - Tomo Literário


Carol Camargo é autora do livro Medalhão de Ísis, Os Guardiões de Aldore e está preparando novos livros que prometem encantar os leitores. Ela concedeu uma entrevista ao Tomo Literário. Confira e conheça mais sobre a autora e seu trabalho.

Tomo Literário:  Para começar nos fale como foi o início de sua carreira literária.

C. S. Camargo: Eu sempre gostei muito de inventar histórias, desde criança. Montava roteiros das brincadeiras e colocava todo mundo pra seguir o enredo. No entanto, só tive coragem de passar as ideias para o papel e disponibilizá-las em 2008, quando criei o blog (e também primeiro livro) Spectaculaire. Era sobre vários personagens que viviam em épocas diferentes, porém o teatro Spectaculaire era o ponto em comum em suas histórias. A partir daí fui ganhando leitores para os demais livros que me acompanharam nessa jornada até eu conseguir uma editora.

Tomo Literário:  O Medalhão de Ísis trata de mitologia egípcia. Como foi o processo de criação da história?

C. S. Camargo: Demorou muito tempo pra chegar ao que é hoje. Eu sempre gostei muito do Egito, da história e mitologia, então meio que tinha o enredo na cabeça. No começo, se chamava Contos de Rá e seria inspirado em As mil e uma Noites, como uma coletânea com vários contos ambientados tanto no Egito quanto na Arábia. Com o passar do tempo, vi que um dos personagens (Faris), tinha muito para ser explorado e assim decidi passar o primeiro conto para livro.

Tomo Literário: Quanto tempo levou desde que começou a escrever até publicar o livro? Qual foi a maior dificuldade?

C. S. Camargo: Iniciei o projeto em 2010, mas só tive coragem de publicar na Amazon em 2013. Para minha surpresa, O medalhão de Ísis atraiu muitos leitores por lá e com quase nenhum comentário negativo. A partir daí, decidi ir atrás de uma editora, acabei fechando contrato em 2015. Sobre dificuldades, acredito que a divulgação e captação de leitores são constantes pra quase todos os escritores. Leva tempo e dedicação, mas vamos ganhando espaço e os personagens o carinho dos leitores aos poucos. Outra grande dificuldade é a falta de empatia e companheirismo entre alguns autores. Existem muitas brigas e críticas sem necessidade para os colegas. 

Tomo Literário:  Estamos curiosos. Como está o processo de escrita dos outros livros da série?

C. S. Camargo: Estou finalizando o livro 2, A Ascensão de Seth. Acredito que em  breve poderei divulgar mais novidades! O processo tem sido divertido, pois cada personagem contará o seu passado e o leitor poderá compreender algumas de suas atitudes no primeiro livro. Ahlam se mostrará muito mais madura e responsável com a missão que lhe foi dada e novos elementos da mitologia aparecerão e confesso que são os meus favoritos.

Tomo Literário: Você foi convidada para publicar um texto acadêmico sobre migrações e hospitalidade. Conte-nos um pouco sobre o tema. Qual a sensação de  abrir esse leque nas suas publicações?

C. S. Camargo: Estou muito feliz de poder unir minhas duas profissões e “falar” sobre o tema também através de um livro. O convite veio devido à minha pesquisa desenvolvida no mestrado sobre migrações internacionais na cidade de Caxias do Sul, aqui no Rio Grande do Sul. Durante os dois anos de pesquisa  aprendi muito sobre os imigrantes africanos que estão chegando cada vez mais no país e também sobre a filosofia da hospitalidade, além do tanto que nosso país/sociedade pode crescer se tomar um novo posicionamento a respeito dos movimentos migratórios.


Tomo Literário: O que podemos esperar do seu livro As Cores da Aurora?

C. S. Camargo: É um realismo fantástico. Esse é um livro muito especial pra mim e realmente espero que as pessoas gostem dele tanto quanto gostam de O Medalhão de Ísis. É um dos livros que estou escrevendo em homenagem à minha vó, falecida ano passado e é bem diferente de tudo o que já escrevi até hoje. O livro é narrado pela morte (na verdade, O morte), que conta sua experiência junto à família McRae, na ilha de Skye, na Escócia.

Tomo Literário: Está trabalhando em algum projeto literário? Pode nos contar um pouco sobre eles?

C. S. Camargo: No momento estou focada em finalizar todos os livros que tenho pendentes antes que meus leitores me matem! Hahaha.

Tomo Literário: Quais são os autores que te influenciaram ou que te inspiram?

C. S. Camargo: São muitos e depende muito do tema que abordarei no livro, mas acredito que os principais foram/são: Dante, Neil Gaiman, Marion Zimmer Bradley, Machado de Assis e Tolkien. Além de minhas colegas escritoras, principalmente as meninas que escrevem fantasia como Juliana Leite, Juliana Daglio, Ananda Veloso, Luisa Soresini, Danielle Sampol, Fernanda Marinho, etc. Vê-las conquistando espaço na literatura e batalhando por isso também é uma inspiração.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você indicaria aos leitores? De que forma eles te tocam?

C. S. Camargo: Que difícil! Haha. Acredito que cada livro fará diferença e tocará o leitor de alguma forma. Um livro pode ser especial para mim e não para o outro, no entanto, deixarei alguns dos meus favoritos! <3

O Fantasma da Ópera, Dom Casmurro, O grande Gatsby: Pelas histórias e dramas de cada personagem de cada livro, que são bem controversos em vários momentos, mas mesmo assim, não consegui odiá-los.

Os livros da Marion Zimmer que já citei acima, como por exemplo, o famoso As Brumas de Avalon. Acho o modo como a Marion aborda histórias importantes dando voz e protagonismo  às personagens femininas genial e de um papel muito importante.

Qualquer livro do Neil Gaiman (aqui é a fangirl Caroline falando). Acho o jeito que o Gaiman formula seus universos e seus enredos muito diferentes de tudo que já li e é meu autor favorito!

Tomo Literário: Gostaria de deixar algum comentário para os leitores?

C. S. Camargo: Pessoal querido! Muito obrigada por acompanhar a entrevista e o meu trabalho! Obrigada também ao Tomo Literário pelo convite e abrir as portas para mim! Grande abraço!

Tomo Literário: Eu que agradeço pela disponibilidade e por aceitar o convite.

Foto: Reprodução
Conheça um pouco mais sobre a autora.

Nascida no Rio Grande do Sul, C. S. Camargo é uma leitora viciada em história e coisas antigas. É formada em turismo e, por isso, busca transportar seus leitores para os locais e época em que a trama ocorre.

A trilogia sobre a princesa Ahlam e o guerreiro Faris surgiu após anos de rascunhos e pesquisa sobre o assunto, material que deu origem aos "Contos de Rá" que, mais tarde, foram adaptados para o primeiro livro – O Medalhão de Ísis.

A autora ainda possui outros projetos paralelos, como a saga Guardiões de Aldore, sobre cultura celta e O Selo do Yokai. Atualmente, mora no Rio Grande do Sul.

Conheça os livros de Carol Camargo.

Os Guardiões de Aldore – Livro 1

Eduarda é uma garota de vinte e três recém formada em história que partiu de férias para o país de origem de sua família, a Irlanda. Buscando nada além de tranquilidade e descanso, ela nunca imaginaria que vários segredos de seus antepassados seriam revelados assim que Aiden, um ruivo irlandês misterioso, entra na sua vida.

Eduarda acaba se deparando com uma antiga profecia e a verdade detrás dos diversos mitos sobre os círculos de pedra da Irlanda que até então, fora protegida à sete chaves por quatro famílias tradicionais do país.

Descobrindo que está ligada ao mistério dos círculos de pedra, ela embarca em uma grande jornada ao lado de Aiden, entre criaturas míticas e lugares exóticos que ela jamais imaginou que pudessem existir.

Guardiões de Aldore é o primeiro volume de uma saga sobrenatural que apresenta tradições e mitos irlandeses em meio à romances e guerras entre luz e escuridão.

Link para compra do ebook:

Link para leitura no Wattpad:

O Medalhão de Ísis – Livro 1

Guerra, fé e magia. O Medalhão de Ísis é o primeiro livro de uma trilogia ambientada no Oriente Médio do século IV que narra a disputa de três reinos da Arábia por um antigo artefato divino. O leitor será levado a viver uma aventura fantástica através das belíssimas paisagens egípcias e a desvendar os mistérios de antigas criaturas do folclore árabe.

Quando os caminhos do guerreiro Faris e da princesa Ahlam se cruzam, uma jornada perigosa se inicia em busca de peças do medalhão de Ísis. Com seu destino traçado pelos deuses egípcios, o casal precisa fugir de seres míticos e de reis que querem a todo custo o precioso medalhão a fim de trazer à tona um dos maiores conflitos do Antigo Egito: a guerra entre Ísis, Osíris e Seth.

Disponível na Amazon.

Capítulos disponíveis no Wattpad.  

Onde Comprar?

Editora Arwen.


Livraria Martins Fontes.

Acompanhe a autora nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages