[Entrevista] Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher - Tomo Literário

[Entrevista] Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher

Compartilhe


Recentemente um desafio chamado Baleia Azul provocou muita preocupação na sociedade. O assunto chegou a ser debatido em vários programas de televisão e foi abordado até na novela “A Força do Querer”, veiculada pela Rede Globo. No último dia 19 de junho, um casal de amigos Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher lançou o livro: “Baleia Rosa – Você está espalhando o bem? ”, pela Buzz Editora. Interativo, o livro reúne 50 desafios lúdicos e práticos - como caça-palavras, listas e frases - para reforçar a autoestima, a alegria de viver e o sentimento de pertencimento dentro de cada leitor. Os autores do livro concederam uma entrevista ao Tomo Literário. Confira:

Tomo Literário:  O desafio da Baleia Azul é um assunto que tem preocupado a sociedade nos últimos tempos, chegando, inclusive, a ser tratado na dramaturgia. É uma preocupação de vocês e daí veio a ideia de criar o livro Baleia Rosa – Você está espalhando o bem?

Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher: O início do projeto se deu com a preocupação em transformar a "Baleia Rosa" em algo maior que a "baleia azul", queríamos que sempre que alguém buscasse pela baleia "do mal", automaticamente se deparasse com a Baleia Rosa e conhecesse os desafios do bem.

No começo acreditávamos que apenas iríamos estimular desafios diários, mas com o passar do tempo entendemos que nosso propósito era muito maior, de fato ajudar à pessoas que estão passando por algum momento difícil, sendo um ponto de apoio e acolhimento.
 
A ideia do livro foi orgânica, antes do convite da Buzz pensávamos nisso como algo inatingível.

Tomo Literário:  Conte-nos um pouco sobre o processo de criação do livro.

Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher: Para a construção, pensamos em desafios que pudessem ser feitos de qualquer lugar e situação e que fossem interativos - várias tarefas são destacáveis para que a pessoa, através do reforço positivo, mude alguns padrões de comportamento, por exemplo.

Tomo Literário: Como é um livro interativo, vocês convidam também os leitores a compartilharem os desafios no App Baleia Rosa – Oficial. Fale-nos sobre o aplicativo.

Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher: O aplicativo é uma extensão do jogo, tanto nas redes sociais quanto no livro. Enxergamos a necessidade de ter um suporte, principalmente quanto ao envio das tarefas e upload das imagens no site. Esta foi a forma que encontramos, além de facilitar e otimizar a participação dos seguidores.

Em relação ao livro, foi a forma que encontramos de nos certificar de que as pessoas de fato vão utilizar o livro e não somente comprar e nunca mais abrir. Afinal, a intenção é que a causa contamine o mundo todo e para isso, ela precisa ser palpável.

Tomo Literário:  Como tem sido a adesão do público ao Baleia Rosa?

Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher: Desde o começo recebemos muito apoio das pessoas e os retornos são sempre muito positivos! Não temos nem palavras para agradecer às pessoas.

Tomo Literário: O que os pais e os responsáveis pelos jovens podem fazer para que o adolescente não se envolva com questões negativas na internet, como o desafio da Baleia Azul?

Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher: O principal é o diálogo sempre! Livre de julgamentos, criando um ambiente seguro para esses jovens. É muito importante que eles tenham amor, suporte e compreensão. Entendemos que é a chave para o crescimento e amadurecimento saudável, construção da auto estima etc.

Foto do lançamento: Juliana Lubini
Tomo Literário: Gostaria de deixar algum comentário adicional?

Ana Paula Hoppe e Rafael Tiltscher: Espalhem o bem todos os dias, sejam luz, repensem suas atitudes, mude seu mundo todos os dias!

Os desafios contidos no livro podem ser compartilhados no App Baleia Rosa - Oficial, por meio do QR code presente em algumas das páginas. “Fazer o bem é uma lição simples. Aprendemos desde criança com nossos pais o mantra ‘fazer o bem sem ver a quem’, mas ultimamente esse valor parece ter sido engolido pela individualidade do ser humano. Precisamos resgatar e praticar o bem para salvar a humanidade”, finaliza Ana Paula Hoppe.

Sobre o livro:

Baleia Rosa – Você está espalhando o bem?

Partindo da grandeza de uma frase como a de Gandhi: “Seja você a mudança que deseja ver no mundo”, mesclada a um singelo conselho de mãe: “Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem para você”, com o livro Baleia Rosa, os autores Ana Hoppe e Rafael Tiltscher propõem aos leitores uma travessia para o bem. Contra o pessimismo e a desesperança, eles criaram o projeto Baleia Rosa, para acolher, ouvir e ajudar crianças, jovens e adultos. Neste livro interativo, reúnem 50 desafios lúdicos e práticos para reforçar a autoestima, a alegria de viver e o sentimento de pertencimento.

Hastags:

Nota:
A foto utilizada para fazer o banner de abertura da entrevista é de Juliana Lubini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages