Dia do Bibliotecário - Tomo Literário



O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída em 12 de abril de 1980, por meio de decreto.

O dia 12 de março foi escolhido por ser a data de nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Ao terminar o curso de engenharia em 1906, ele foi para os Estados Unidos fazer um aperfeiçoamento em eletricidade. Lá conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

O encontro foi decisivo para que Manuel, em 1915, começasse a trabalhar como bibliotecário. Prestou concurso para o Museu Nacional do Rio de Janeiro e foi classificado em primeiro lugar. Em 1945 foi transferido para a Biblioteca Nacional, onde atuou até 1947. Posteriormente, assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

A data celebra os profissionais que tem atuam em bibliotecas ou centros de documentação. Para exercer a profissão, convém mencionarmos que, é necessário possuir bacharelado em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação ou ainda Gestão da Informação. Após a graduação o profissional deve se cadastrar no Conselho Regional de Biblioteconomia. Seja na biblioteca pública ou nas bibliotecas privadas, além de atuar com documentação esses profissionais auxiliam os leitores a encontrar obras pelas quais procuram e zelam pela manutenção, preservação e catalogação desse objeto tão amado: o livro.

Parabéns aos bibliotecários!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages