Bastidores - Um dia na vida de um blog literário - Tomo Literário

Bastidores - Um dia na vida de um blog literário

Compartilhe


Aqueles que acompanham os blogs literários podem imaginar que diversas situações ocorrem nos bastidores da criação e manutenção de um blog. Tanto leitores, quanto escritores e outros blogueiros devem vivenciar situações inusitadas ligadas aos blogs que tratam de literatura.

Sabe aquele livro que te chama a atenção na estante e que precisa ser lido? Depois da leitura ele vai se tornar o assunto numa resenha que “não é simplesmente escrever algumas palavras...”, como diz Beatriz Andrade, uma das contistas que faz parte do livro publicado pela Editora Illuminare. A resenha é apenas um dos itens tratados por um blogueiro literário.

“Bastidores – Um dia na vida de um blog literário” foi lançado em 2016 e traz relatos de dez blogueiros que nos contam um pouco de sua experiência e de vivências que tiveram a frente de um blog sobre o universo literário.

Os relatos contam detalhes ou situações vividas pelos blogueiros. Seus blogs podem ter sido criados por lazer ou para ser uma terapia. Ler, além de ser engrandecedor pode ajudar muita gente. Giuliana Sperandio relata: “a leitura (...) me salvou da depressão, me manteve em pé nas minhas crises de ansiedade...” Sim, a leitura aliada ao desejo de compartilhar as informações sobre os livros lidos pode auxiliar muitas pessoas. Ler é adquirir conhecimento e compartilhar é fixá-lo.

Os blogs literários por vezes formam uma rede amigos. Como? Pelas relações que são construídas a partir do blog entre blogueiros e leitores, entre blogueiros e visitantes, entre leitores e leitores, entre leitores e escritores, enfim, toda sorte de relação pode ser criada a partir da blogsfera.

“... há seis anos entrei para a equipe de um blog e a partir desse momento comecei a estreitar laços com diversos amantes dos livros. Com o trabalho realizado neste blog, tive a felicidade de criar grandes amizades...” diz Ricardo Biazotto em sua história publicada no livro.

Para os blogueiros a tão esperada Bienal do Livro é um parque de diversões. Na vida de um blogueiro nem tudo são flores e você lerá no livro alguns percalços pelos quais os administradores dos blogs passam, além de todo o trabalho que existe em preparar tudo que é postado (tanto no blog propriamente dito, quanto nas redes sociais). Até a preparação de eventos literários não passou em branco. Há relatos sobre a participação e elaboração de um evento como esse.

Ao longo dos tempos os blogs literários tornaram-se de suma importância, tanto no que diz respeito ao fato de divulgarem informações sobre livros e compartilhar o conhecimento que os leitores tiveram com determinadas obras, como pelo fato de que escritores, editoras e leitores buscam informações nesses meios.

Cada um dos blogueiros fala um pouco sobre a sua história. É possível ao leitor ter ideia do início ao fim de uma postagem de um blog e todo o árduo trabalho, além de conhecer particularidades do cotidiano de um blogueiro literário e momentos inusitados pelos quais passaram, como mencionado anteriormente.


Para aguçar a curiosidade do leitor, segue a lista dos títulos dos relatos publicados no livro e seus respectivos autores:

·         A resenha não é apenas um conjunto de palavras – Beatriz Andrade.
·         Missão bloqueira – Giuliana Sperandio.
·         A Bienal para um blog literário – Juliana Rovere.
·         Um dia na minha vida de blogueira – Mione Le Fay.
·         M.C. blogueira – Nuccia de Cicco.
·         Semana do escritor no Leituras Plus – Patrícia Brito.
·         (In)esperada história – Ricardo Biazotto.
·         A crise – Vanessa Vieira.
·         Som estridente – Viviane Xanthakos.

“Bastidores” é um livro para leitores (que certamente se identificarão com os anseios dos leitores blogueiros), para bloqueiros que verão retratadas situações que vivenciam no dia a dia, para blogueiros iniciantes que poderão ver o que os aguarda. Enfim, um livro que pode atingir todo o público que tem algum contato com o mundo de blogs. Vale mencionar que no livro também há blogueiros que são escritores e que tem livros ou contos publicados.

“Não poderia imaginar que traria a autora até mim.” (trecho do relato de Viviane Xanthakos)

A Editora Illuminare é responsável pelo livro e mais uma vez enaltece os talentos da literatura nacional. Sem dúvida, me identifiquei com o livro. Por que será?

Ficha Técnica
Título: Bastidores – Um dia na vida de um blog literário
Escritor: Viviane Xanthakos, Nuccia de Cicco, Beatriz Andrade, Mione Le Fay, Juliana Rovere, Ricardo Biazotto, Lorena Caribé, Patrícia Brito, Vanessa Vieira, Giuliana Sperandio
Editora: Illuminare
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-68904-46-6
Número de Páginas: 82
Ano: 2016
Assunto: Contos e crônicas

Um comentário:

  1. Olá, sou uma das autoras do livro e adorei a sua resenha. Fiquei muito feliz em ver a sua opinião <3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages