Dia do Leitor - Vamos falar sobre leitura? - Tomo Literário

Dia do Leitor - Vamos falar sobre leitura?

Compartilhe


A leitura desenvolve a imaginação, estimula o funcionamento da memória e nos faz conhecer mundos e ideias. Um bom livro pode nos levar a cenários, paisagens e países nunca antes visitados, assim como nos fazer refletir sobre variados assuntos, dos mais triviais aos complexos. Embora a leitura ofereça tantos bons resultados, os brasileiros têm experimentado muito pouco destes benefícios. De acordo com os dados da 4ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,54 livros, inteiros ou em parte, no período-referência de três meses anteriores à pesquisa, entre literatura, contos, romances, poesia, gibis, Bíblia, livros religiosos e livros didáticos. Deste total de 2,54 livros, cada leitor lê 1,06 livro inteiro e 1,47 em partes. Ainda há que se fazer para tornar o Brasil um país de leitores.

Uma obra que além de entreter ajuda as crianças a compreenderem a importância da leitura é O Plano de Celeste. O livro é destinado aos leitores iniciantes e faz parte da coleção Coisas de Criança, que aborda diferentes situações do cotidiano da meninada. Esse é o segundo livro estrelado pela garotinha sapeca e curiosa, que a autora Telma Guimarães diz ter muito dela mesma. Neste segundo livro da série, Celeste sabe por sua mãe que a biblioteca municipal será fechada porque tem poucos “usuários”. Depois de esclarecer com a mãe o que afinal significava “usuários”, mais do que depressa Celeste bola um plano para despertar o gosto pela leitura nos colegas.

Vamos comemorar o dia do leitor em grande estilo? Vamos fazer como Celeste e incentivar nossos amigos a ler mais livros?

Sobre a autora:

A paulista Telma Guimarães nasceu em Marília e vive atualmente em Campinas (SP). Formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade de São Paulo (Unesp), foi professora de língua inglesa na rede estadual de Campinas de 1979 a 1995. Foi cronista do jornal Correio Popular e publicou seus primeiros livros infantis em 1988. No ano seguinte, conquistou o Prêmio de Melhor Autora em Literatura Infantil da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Desde então, já publicou mais de 170 títulos entre infantis e juvenis, em português, inglês e espanhol.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação.  Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos da Editora do Brasil estão disponíveis por meio de seu e-commerce: (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou em sua loja física, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages