Coleção Como Lidar - J. A. Hazeley e J. P. Morris - Tomo Literário

Coleção Como Lidar - J. A. Hazeley e J. P. Morris

Compartilhe


A Coleção Como Lidar foi publicada no Brasil pela Editora Intrínseca em 2016. A série de J. A. Hazeley e J. P. Morris traz, inicialmente cinco livros que são: Os Encontros, O Hipster, A Ressaca, Manual do Usuário: A Esposa e Manual do Usuário: O Marido.

Os livros são curtos, em capa dura, e trazem questões bem humoradas da vida adulta. É uma forma de ironizar o que enfrentamos na maturidade, os estereótipos e absurdos que estão contidos nos acontecimentos e situações da vida de um adulto qualquer.

Além de textos curtos, irônicos e humorados, o livro é composto por imagens em estilo vintage que retratam o assunto abordado naquela página.

A referida coleção teve sua publicação original na Inglaterra em 2015. Por lá chamou-se Ladybird for Grown-ups, uma clara referência e homenagem a uma série inglesa clássica de livros infantis denominada Ladybird.

Em “Os Encontros” são apresentados textos e imagens que tratam de relacionamento, os encontros entre pessoas. Um dos trechos, por exemplo, fala: “Quem é solteiro sabe que sua cara-metade está por aí, em algum lugar. E é capaz de percorrer o mundo inteiro tentando encontrá-la.” Do encontro propriamente dito ou da vontade de encontrar alguém os aforismos são irreverentes.

Para tratar de estereótipo há o exemplar “O Hipster”, que fala sobre esse estilo e sobre o comportamento de quem é considerado hipster. “Hipsters gostam de colecionar coisas velhas e fora de moda, porque isso faz com que eles fiquem na moda.” Se você não conhece um hipster ou não sabe identificá-lo, o livro o ajudará a entender com humor.

E aquela dor de cabeça? Aquela dor no corpo? A preguiça, o tédio e o estranhamento? Frutos da bebedeira são tratados no exemplar “A Ressaca”. “O corpo fica mole, a cabeça dói, a fome impera e você não consegue sair do banheiro.” Identificou-se? Conhece alguém que já se viu nessa situação? Ria com os aforismos sobre o período após a alta dosagem de bebida.

Fecham a coleção os exemplares “O Manual do Usuário: O Marido” e “Manual do Usuário: A Esposa”. O primeiro funciona “a base de petisco e cerveja”, e as esposas “gostam de estar certas.” Tratando de ambos, cada um em seu exemplar, arranca identificação e garante risos e brincadeiras.

O humor não é escrachado, até porque trata-se de obra originalmente inglesa. Mas é certo que tem uma questão lúdica envolvida nos livros, que faz com que o leitor se identifique com a abordagem. Os livros são curtos (cerca de cinquenta páginas cada um deles) e foi possível concluir a leitura num único dia. Mas volta e veia, vale a pena o leitor dar uma folheada e ler aleatoriamente. É uma coleção, no mínimo, inusitada e que pode ser um bom passatempo.

 


Ficha Técnica
Título: Coleção Como Lidar
Escritor: J. A. Hazeley e J. P. Morris
Editora: Intrínseca
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-510-0044-1
Número de Páginas: 52
Ano: 2016
Assunto: Humorismo inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages