Instituto Pró-Livro lança 1ª edição do Prêmio IPL - Retratos da Leitura



Desde 2007, quando começou efetivamente suas atividades, o Instituto Pró-Livro (IPL), criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), tem comandado uma série de iniciativas, visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores. Uma de suas principais ferramentas é a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior estudo do comportamento leitor do brasileiro, que ajuda a avaliar impactos, orientar políticas públicas do livro e da leitura, incentivar a reflexão e estudos sobre os hábitos de leitura do brasileiro e, desta forma, melhorar os indicadores e o acesso ao livro. Agora, o Pró-Livro dá mais um passo rumo aos seus objetivos.

No dia 15 de dezembro, em São Paulo, ele lança a 1ª edição do Prêmio IPL Retratos da Leitura, o qual não só reconhecerá como também homenageará organizações que estimulem a leitura. “O objetivo é promover e difundir experiências de cada instituição, para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil”, afirma Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro. “Tivemos o cuidado de escolher boas práticas em quatro diferentes categorias – Cadeia Produtiva, Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas”.

“De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o País é constituído por 56% de leitores com cinco anos ou mais* – ou seja, 104,7 milhões de leitores”, comenta Zoara Failla, coordenadora da pesquisa. “Temos ainda muito a fazer para que os 44% de não adeptos possam descobrir o prazer de ler. Além desse amplo diagnóstico sobre a situação da leitura no Brasil, o IPL espera, com o Prêmio, identificar e  criar soluções para ampliar o número de leitores no Brasil”.
                                                                                                          
O Júri foi formado por especialistas representando às categorias do Prêmio: Marcos da Veiga Pereira (presidente do IPL), Maria Lúcia Kerr (cadeia produtiva), Luis Antonio Torelli (cadeia produtiva), Carlo Carrenho (mídia), João Pedro Paes Leme (mídia), José Castilho (biblioteca/ONGs), Sonia Madi (ONGs), Vera Saboya (biblioteca e ONGs) e Zoara Failla (coordenadora - IPL).

Os representantes das entidades contempladas receberão o troféu durante o evento, no dia 15 de dezembro, no espaço Unibes Cultural, em São Paulo.

Já para a segunda edição do Prêmio IPL Retratos da Leitura, em 2017, as instituições interessadas em participar poderão inscrever seus projetos de fomento à leitura ou difusão do livro. Essa edição será lançada em março/17, com ampla divulgação e apresentação de seu regulamento. “O nosso desejo é que o prêmio possibilite reconhecer ações exitosas já em prática pelo Brasil e que estimule mais instituições a incentivarem a leitura, alcançando um maior número de pessoas, para, em um futuro não muito distante, nos tornarmos uma sociedade que desfrute dos benefícios promovidos pela leitura”, conclui Marcos da Veiga Pereira, presidente do Instituto Pró-Livro.

Outra novidade do IPL será o lançamento, também em março/17, de sua Plataforma Pró-Livro. Um espaço colaborativo onde será possível, além de receber as inscrições dos projetos para concorrer à 2ª edição do Prêmio, cadastrar, mapear, divulgar e conhecer estudos, pesquisas, programas e projetos de fomento à leitura e difusão/acesso ao livro, desenvolvidos em todo o Brasil pelo governo, universidades e sociedade civil. Ela também oferecerá ferramentas para promover o intercâmbio e troca de experiências e conhecimentos, por meio do uso de fóruns e integração com redes e mídias sociais. “A partir dessa plataforma, o IPL espera difundir e valorizar ações voltadas à promoção da leitura que acontecem pelo Brasil, e, compartilhar experiências, estudos, metodologias e ideias que possam melhor qualificar e estimular novas ações e políticas mais efetivas, voltadas ao fomento e à melhoria da qualidade da leitura”, acredita Marcos da Veiga Pereira.

*Saiba mais sobre os especialistas, acessando o link:


Serviço:

Prêmio IPL Retratos da Leitura
Data: 15 de dezembro
Horário: 19h
Local: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré (Unibes Cultural)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.