Guerras Secretas - Alex Irvine - Tomo Literário
“Guerras  Secretas” foi publicado originalmente em quadrinhos no ano de 1984. Jim Shooter, Mike Zeck e Bob Layton foram os criadores. É considerado um divisor de águas, posto que reuniu pela primeira vez os principais personagens. A Novo Século publicou o livro em 2016, com exclusividade no Brasil. Alex Irvine é o escritor que fez a adaptação da HQ para a íntegra em romance.

Alguns dos heróis da Marvel vão parar misteriosamente em algum tipo de nave espacial. Antes eles estavam desenvolvendo suas atividades usuais. Parar naquele lugar sem saber os motivos, os deixam confusos com o ocorrido. Entre eles está Magneto, tido como inimigo e alguns dos integrantes de X-Man, Os Vingadores e Quarteto Fantástico. Mas também há ausências de integrantes desses grupos.

Eles avistam uma outra espaçonave que carregava mais do que inimigos humanos. Galactus estava presente. Ele que como um deus vagava a procura de planetas para consumir seu desejo incontrolável.  Se tivessem de lutar em lados opostos a batalha certamente seria curta.

Diante deles as estrelas se apagam, parece confluir dali um novo planeta e eis que uma fenda espacial surge.  Eles teriam sido convocados por Beyonder, o onipotente, para uma batalha interestelar no Mundo de Batalha.

"Destrua seus inimigos, e todos os seus desejos serão realizados."

Em meio aos conflitos eles vão delineando seus objetivos (individuais ou coletivos) e fenômenos ocorrem ocasionando transformações "inesperadas". Os heróis se questionam sobre seus desejos e os grupos unem aliados para se fortalecer nas batalhas.

O Homem-Destino cria duas novas figuras, captadas em Denver: Vulcana e Titânia. As alianças são seladas, ainda que em certos momentos haja insegurança por parte de alguns membros. Xavier, expressa em seus pensamentos que sente e enxerga algo diferente em relação a tudo que acontece. Reed, tem sua linha de pensamento. Thor e Capitão América tem suas interpretações acerca dos acontecimentos.

Os heróis e vilões são surpreendidos com a imensa nave de Galactus. O que ele pretende trazendo-a ao Mundo de Batalha? E Destino tem seus próprios planos: "...não é demência  um homem de minha genialidade  ambicionar um objetivo elegantemente inalcançável. Ter ambição pelo que está eternamente fora do alcance me mantém ileso da demência."


Em meio aos caos, as batalhas, a luta pelo poder e pelas questões que lhe são aprazíveis, os personagens discutem diferentes formas de encarar o desafio,  fazem e desfazem alianças, se envolvem emocionalmente, criam empatia e antipatia uns pelos outros e lutam, ora do mesmo lado, ora em lados opostos. No Mundo de Batalha não conta só a força física. Há muito envolvimento das questões mentais dos heróis  (consciente e inconscientemente). O poder de Beyonder pode ser maior do que imaginam.

Um ritmo frenético é dado ao texto, assim como em Guerra Civil. O que mantém a aura da história em quadrinho, embora não o seja. Os diálogos rápidos são entremeados por muita ação e o recurso de expressar pensamentos dos personagens em algumas ações funciona para chamar a atenção do leitor sobre pontos importantes da trama que se desenrola. Outra faceta utilizada que dá emoção ao leitor é que, em alguns momentos, a história parece caminhar para a conclusão, mas eis que novidades aparecem e uma nova sessão de aventuras se inicia.

A descrição das cenas seguem o ritmo acelerado das histórias de heróis e, como diz Alex Irvine na nota de agradecimento é "uma história tão vasta, ricamente louca..." Guerra Secretas coloca o leitor no centro das intrigas e disputas pela solução do complexo jogo lançado por Beyonder.

Uma batalha épica envolvendo os heróis: Hulk,  Homem-Aranha, Capitão América, Xavier, Reed, Magneto, Tocha Humana, Coisa, Gavião Arqueiro, Thor, Vespa, Wolverine, Espectro, Ciclope, Tempestade, Noturno e tantos outros. Além de ter Galactus, Destino e outros personagens criados pela Marvel. A história de Guerras Secretas é uma referência de sua época e da consolidação da cultura geek.

Uma boa diversão!
Foto: Reprodução

Sobre o autor

Alex Irvine é autor de fantasia e ficção científica. Já escreveu quadrinhos do Demolidor, Homem de Ferro e livros de franquias como Transformers, Supernatural e Dungeons & Dragons. É casado e pai de gêmeos. Vive em South Portland, Maine.

Ficha Técnica
Título: Guerras Secretas
Escritor: Alex Irvine
Editora: Novo Século
Edição: 1ª
Número de Páginas: 303
Ano: 2016
Assunto: Ficção norte-americana

Um comentário:

  1. Gosto muito da escrita do Alex, sem dúvida foi uma das melhores experiências com livros da Marvel, esse eu ainda não li, mas Homem de Ferro: Vírus, sim! Muito bom, estou com expectativas para Guerras Secretas, adorei a resenha!
    Scorch Books

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages