Contos Peculiares - Ransom Riggs - Tomo Literário
Millard Nullings, o menino invisível, dos personagens da série O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é o organizador dos contos que fazem parte do livro "Contos Peculiares", de Ransom Riggs, publicado pela Editora Intrínseca em 2016. Nullings nos diz na apresentação do livro que tratam-se de contos do folclore peculiar, de contos de fadas, mas que possuem diversos ensinamentos sobre o mundo dos peculiares. Contos esses que por vezes garantiram a sobrevivência daquelas crianças em suas aventuras.

A obra tem a apresentação feita pelo organizador/personagem e conta com dez contos sobre o universo peculiar.

“Os esplêndidos canibais” é a história de abertura, que revela a que ponto pode chegar a ganância e a inveja. “A princesa da língua bifurcada”, outro dos contos presentes no livro, nos traz reviravoltas na vida de quem é rechaçado por sua aparência, mas que é capaz de perdoar e libertar-se.

O leitor conhecerá ainda a história da primeira ymbryne e a abertura das fendas temporais, que fazem parte da série. Tem também detalhes da associação peculiar antes das ymbrynes e as histórias que rondam o mundo dos peculiares.

“A primeira ymbryne não era uma mulher que podia se transformar em ave, mas uma ave que podia se transformar em mulher. Ela nasceu numa família de milhafres, caçadores ferozes que não gostavam do hábito da irmã de se tornar uma criatura corpulenta e terrestre em momentos inesperados, pois suas mudanças repentinas de tamanho os derrubavam do ninho e sua fala estranha e balbuciante atrapalhava as caçadas.”

Uma mulher chamada Hildy que era amiga de fantasmas faz parte de outro dos contos. Ela deseja vender a casa dos pais e comprar uma propriedade mal-assombrada, já com fantasmas inclusos, naturalmente.

Um mercador peculiar parte em busca de uma ilha, para encontrar seu pai. "Os rumores diziam que Cocobolo ficava a sudoeste do Ceilão, no oceano Indico, mas a Ilha nunca fora avistada duas vezes  no mesmo lugar." Os sonhos e animais que vivem no mar, as baleias, podem guia-lo.


Os  contos peculiares trazem ainda notas do personagem-organizador que enriquecem as histórias que nos são narradas. É bem prudente dizer que há alguns contos que são rasos, com enredo mais fraco. E  há outros com peso e boa construção; sobretudo aqueles que estão mais intimamente ligados aos aspectos que são tratados na série de livros criada por Riggs. Neste último caso, as histórias conseguem ser complementares e conquistam, por assim dizer, a atenção do leitor.

“As pombas da Catedral de Saint Paul” e “A menina que domava pesadelos” são outros dois contos presentes no livro. O segundo é um alerta para as crianças peculiares sobre os dons que elas possuem. Se utilizados de forma inadequada podem ser prejudiciais. Como nota o editor: "não é porque nascemos com determinada habilidade que somos obrigados a usa-la." E quando me refiro a editor estou falando do personagem que figura nesse papel, o garoto invisível Nullings.

Em cada fábula há uma moral da história, como pode ser observado em “Os Gafanhotos”, em que a aceitação da diferença  é  a melhor coisa para com o outro. Lerá ainda o leitor um conto sobre um garoto que podia controlar o mar e um sobre um gigante de nome Cuthbert.


Alguns  leitores podem ter sua expectativa reduzida se tiverem a necessidade de comparar com os livros da série. Nesse sentido, vale avisar, que é uma obra "independente" derivada da trilogia e que, embora possa acrescentar uma ou outra curiosidade sobre o universo peculiar, não mudará a perspectiva das histórias já contadas.

A série O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é mais surpreendente. No entanto, deixo aqui a observação que não é um livro ruim, ressalto apenas o controle da expectativa, face aos altos e baixos dos contos que são relatados nessa publicação.

A obra conta com capa dura e adornos em dourado e traz ilustrações feitas por Andrew Davidson. Ilustrações, diga-se de passagem, de encher os olhos do leitor. Um belo livro para completar sua coleção peculiar. 

Foto: The New York Times


Sobre o autor

Ransom Riggs chegou ao topo da lista de mais vendidos do The New York Times com a série O lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Nasceu em uma fazenda no estado americano de Maryland e cresceu no sul da Flórida. Estudou literatura na Kenyon College e cinema na University of Souther California. Atualmente, mora em Los Angeles com a esposa, a também escritora Tahereh Mafi.


Foto: andrewdavidsonillustration.com


Sobre o ilustrador

Andrew Davidson é formado em design gráfico pela Royal College of Arts. Trabalhou como ilustrador em diversas áreas, sempre se concentrado em artes manuais e desenho. Sua eclética experiência profissional inclui a produção de xilogravuras para “O Homem de Ferro”, de Ted Hughes, mais de doze conjuntos de selos para o Correio Britânico e as gravações em vidro nas portas da quadra central de Wimbledon.

Ficha Técnica
Título: Contos Peculiares
Escritor: Ransom Riggs
Editora: Ìntrinseca
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-510-0053-3
Número de Páginas: 208
Ano: 2016
Assunto: Ficção americana

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages