Sexta do Terror - 10 Livros de Terror (Brasileiros) - Tomo Literário

Sexta do Terror - 10 Livros de Terror (Brasileiros)

Compartilhe

Na  Sexta do Terror trago essa semana uma lista de dez livros nacionais sobre o tema. A literatura brasileira tem bons livros do gênero. Se você tem alguma sugestão de livro que não está na lista, deixe no comentário. Confira a lista de livros e suas respectivas sinopses.

Os Sete
André Vianco
Aleph

'Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam.' Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores que a descobriu decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. Em “Os Sete”, André Vianco atualiza o mito dos Vampiros, apresentando ao leitor seres poderosos, cada um com uma característica única, mas todos com natureza monstruosa e sanguinária. O resultado é um livro envolvente, repleto de ação e reviravoltas, que em pouco tempo ocupou seu merecido lugar entre os mais importantes livros de terror e fantasia brasileiros.


A Hora da Tormenta
Autor: Luis Maldonalle
Editora: Autografia

A rotina da pequena Brave Rock é virada de ponta-cabeça quando um enorme tornado F5 Sodoma desponta e transforma o céu, obliterando por completo aquele sábado ensolarado em que a cidade completaria 128 anos. Em meio ao caos, conflitos e intrigas permeiam o cerne deste trágico livro, que alternando entre ódio e violência, usa o egoísmo e os interesses pessoais do grupo, conhecido como fab four, como palco para uma rica trama, tendo a tragédia e o horror como protagonistas. Luis Maldonalle nos conta, com riqueza de detalhes, todo o drama vivido por personagens profundamente humanos, em diálogos ásperos envoltos por um cenário aterrador.


Encruzilhada
Autor: Lúcio Manfredi
Editora: Draco

Quando se está perdido dentro de si mesmo, como encontrar a saída?
Max é apenas um matador profissional em vias de se aposentar. Mas ao recusar o que deveria ser seu último trabalho, acaba se transformando em alvo. Fugindo de seus perseguidores, refugia-se numa casa aparentemente abandonada, onde se depara com acontecimentos misteriosos e estranhos fenômenos. 

Portas que levam a cômodos que levam a novas portas e cômodos que não parecem interligados. Talvez a casa seja uma encruzilhada entre diferentes planos de realidade. Ou talvez tudo não passe de uma alucinação e Max tenha simplesmente enlouquecido. Mas alucinações não andam armadas e ele precisa lutar por sua própria vida enquanto tenta desvendar o mistério da casa.

Encruzilhada é um romance de suspense de Lúcio Manfredi, autor roteirista da TV Globo. Em uma mistura de ficção científica e horror, de mecânica quântica com umbanda, a trama se desenrola entre reflexões filosóficas e a busca da identidade. Quando devemos percorrer o labirinto de nossas próprias mentes, só resta o temor de ficarmos presos para sempre fora da realidade.

Condado Macabro
Autor: Marcos Debrito
Editora: Simonsen

Você já viu esse filme: cinco amigos, transbordantes de hormônios, resolvem alugar um casarão no meio de uma floresta, mas não contam com a possibilidade de serem assassinados por psicopatas travestidos de palhaços. O que você não viu, foi este aqui: trocadilhos à brasileira, um chapéu de cangaceiro, música brega aos montes, poeira, calor, frustração sexual e reviravoltas, ah, muitas reviravoltas.Marcos DeBrito, cineasta, roteirista e romancista, fez um caminho atípico, o de adaptar seu próprio filme das telas ao papel. E o resultado não poderia ser mais feliz – ou aterrorizador. Como você poderá conferir, as duas obras se complementam; se você gostou de uma, certamente vai gostar da outra, e se conhece apenas uma, vai querer conhecer a outra.Com três eixos narrativos que se fundem e se misturam, o autor demonstra habilidade rara na condução dos personagens e da trama, que homenageia clichês, subverte clichês e brinca com clichês. Das referências aos filmes slasher dos anos 80 aos vilões icônicos, está tudo lá, mas tudo vai além. Condado Macabro é sangue fresco com sabor tupiniquim.

Caçadores de Demônios
Autor: Ademir Pascale
Editora: Draco

Uma vingança ancestral cairá sobre a Terra quando o mais ardiloso entre todos os demônios for libertado de sua prisão. Rafael Monte Cerquillo lutará contra as criaturas da noite em uma aventura alucinante pelas ruas, avenidas e bares de uma São Paulo dominada pelas trevas. Mas não estará sozinho nessa caçada. Com a ajuda de dois poderosos guerreiros, ele sabe que deve prevalecer, custe o que custar.


O Segredo de Water Castle
Autor: Maurício Chaim Pinto
Editora: Talentos da Literatura Brasileira


A tão planejada viagem de Frederico com a família finalmente se torna realidade. As férias que pretendem passar na Europa parece um sonho- conhecer os mais diversos pontos turísticos e históricos. Porém, um convite a conhecer um famoso castelo na Espanha, o Water Castle, poderá alterar o trajeto da família, tornando-se uma aventura nunca imaginada na vida deles. Neste paradisíaco castelo parcialmente submerso, repleto de segredos, a matriarca misteriosamente desaparece. Inicia, então, uma busca para desvendar este estranho sumiço. No entanto, quando todos dentre os visitantes desistem de encontrá-la, Frederico resolve seguir em uma investigação por conta própria, e acaba descobrindo algo ainda mais grave- sua esposa não foi a única a desaparecer daquele local. A partir de então, várias coincidências vêm à tona e uma ligação entre as vítimas é descoberta. Até que os fatos parecem fazer sentido quando uma antiga maldição do castelo é revelada.


Terra Morta – Fuga
Autor: Tiago Toy
Editora: Draco

Tiago é um rapaz introspectivo que sempre sonhou em viver na megalópole de São Paulo e buscar novos desafios. Só não imaginava que sua chance chegaria da pior maneira possível. Jaboticabal, sua cidade natal, é o cenário de um terrível apocalipse zumbi, uma tragédia que parece saída de um videogame ou filme de terror. De repente, o jovem acostumado a treinos de parkour e muito trabalho precisa lutar para sobreviver. Nenhum local é seguro, ninguém mais é confiável, água e comida não são mais garantidas no dia a dia. Mesmo que a mente custe a acreditar, não há tempo para duvidar da realidade. A única opção é fugir. A cada pessoa que Tiago encontra, uma surpresa. Tiago e seus companheiros deverão enfrentar o passado e seus medos, e, em meio a um mar de zumbis canibais, descobrirão que o maior inimigo ainda são os humanos.


Escrito nas Sombras – Os Espíritos do Sabath
Autor: Rafael Ramus
Editora: Biblioteca 24 Horas

Dividido em duas partes, o livro narra a jornada do jovem Daniel por um mundo macabro, cheio de pesadelos e distorções espaciais e temporais. Um mundo de cartas marcadas, em que a Era do Sonhos pode ser tão ou mais concreta do que a própria realidade. Na primeira parte conhecemos Daniel, um jovem atormentado por terrores noturnos e aparentes ataques de sonambulismo que vê sua família desmoronando. Sua irmã está internada e nada parece estar bem. Assim começa a jornada de Daniel em busca de dias melhores... O segundo tomo se passa cerca de dez anos após os eventos do primeiro. Daniel agora vive em um outro país e se vê envolvido nos mistérios de um grupo de homens poderosos. Aos poucos, os eventos do presente e do passado vão se conectando, e Daniel se vê vítima e algoz. Por fim, ele se vê agente de um destino que sequer sabe se traçou.


O Círculo Noturno – O Uivar
Autor: Thiago Pined
Editora: Baraúna

'O Circulo Noturno - O Uivar' conta a história de Bruno, um menino de 16 anos que sai de sua pequena cidade em Minas Gerais para morar com a tia no Rio de Janeiro. Os problemas de Bruno começam quando percebe que lobos enormes estão vagando pelas redondezas de sua casa, realizando ataques violentos a pessoas que, por alguma razão, não morrem. Assim que começa a investigar esses episodios, Bruno passa a ser assediado por colegas e vizinhos, que o hostilizam abertamente. Refugiando-se no Rio de Janeiro, ele continua a ouvir os uivos dos lobos. Em sua nova escola faz amizade com Jane, uma das diretoras do Jornal de Escola, que lhe faz revelações que permitrão que ele compreenda o que está acontecendo e seja aceito no 'O Círculo Noturno', uma espécie de sociedade secreta onde apenas os eleitos são admitidos.


O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages