A Graça da Coisa - Martha Medeiros - Tomo Literário

A Graça da Coisa - Martha Medeiros

Compartilhe
“A Graça da Coisa”, da escritora Martha Medeiros foi publicado pela L&PM Editores em 2015 e tem 216 páginas recheadas de crônicas escritas entre o ano de 2011 e 2013.

O que é a graça da coisa? Conforme os editores expõe na orelha do livro: “...a grande questão é se desapegar daquilo que é desnecessário, que nos faz mal, que nos atrasa, e enxergar a graça da coisa – sendo a “coisa”, no caso, a própria vida.” A graça da coisa é a graça da vida.

As crônicas, oitenta e uma no total, tratam das questões cotidianas que envolvem amor, relacionamentos, família e outros tantos temas sobre os quais nos fazemos indagações no dia-a-dia.

A escrita de Martha Medeiros é acessível e agradável. A abordagem das crônicas ora nos coloca em reflexão, ora em constatações, ora apenas como meros expectadores dos acontecimentos relatados. O conjunto de textos permite ao leitor que se identifique mais com esse ou aquele texto, mas sem dúvida será tocado pela maneira como a autora torna claro coisas que as vezes deixamos passar.

Crônica requer um olhar aguçado sobre coisas simples e Martha Medeiros demonstra isso. Você vai se ver diante da interatividade, da amnésia que nos assola, do medo de errar, dos encontros e desencontros que causa o amor, da simples confusão com nomes, das ações femininas, do dramalhão que fazemos às vezes e das coisas simples que proporcionam felicidade. Um convite a ver a graça da coisa, mesmo diante de toda a neurose que o cotidiano nos traz.

Há um pouco de tudo que pode ajudar a enxergar a graça da vida, a graça da coisa. Já havia lido textos da autora, mas todos separados, ou ainda apenas fragmentos, que na ocasião tocaram de um jeito ou de outro. Ler as crônicas reunidas num único livro dá um sabor especial para apreciar a leitura e o conteúdo. Esse encontro de textos faz com que o leitor possa perceber a extensão dos sentimentos e acontecimentos tratados e, ainda para conhecer mais sobre quem os escreveu. Os textos de Martha são fluídos, coesos e chegam ao leitor justamente por representar facetas da vida diária e conseguir extrair delas observações que nos colocam no cerne da crônica.

“A Graça da Coisa” é um livro leve de ler, bom para refletir, interessante para provocar. Uma ótima leitura!

Foto: Reprodução
Sobre a autora

Martha Medeiros é colunista dos jornais O Globo e Zero Hora e autora dos best-sellers “Um lugar na janela”, “Feliz por nada” e “Doidas e santas”. Já teve obras adaptadas com sucesso para o cinema, para a televisão e para o teatro. De sua autoria a L&PM Editores publicou a novela “Noite em claro”, os livros de crônica “Topless”, “Trem-bala”, “Non-stop”, “Montanha-Russa” e “Coisas da vida”. Publicou ainda os livros de poesia: “Meia-noite e um quarto”, “Persona non grata”, “De cara lavada”, “Poesia reunida” e “Cartas extraviadas e outros poemas”. A autora também publicou, pela Editora Objetiva, os romances “Divã’, “Selma e Sinatra”, “Tudo que eu queria te dizer” e “Fora de mim”.


Ficha Técnica
Título: A Graça da Coisa
Escritor: Martha Medeiros
Editora: L&PM Editores
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-254-2930-8
Número de Páginas: 216
Ano: 2015
Assunto: Crônica brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages