25 de Julho - Dia do Escritor - Tomo Literário


Dia 25 de Julho é o dia do Escritor. A data foi instituída em 1960 pelo então presidente da União Brasileira dos Escritores, João Peregrino Júnior, e pelo vice-presidente, o grande escritor Jorge Amado.

Nessa data vale a pena ressaltarmos a importância dos escritores no cenário de construção do conhecimento e da cultura. Publicar um livro não é tarefa fácil, bem sabemos, mas eles bravamente seguem com afinco em seu sonho de publicar histórias, compartilhar conhecimento acadêmico ou científico, explorar universos criados ou recriados, trazer luz a fatos históricos, clarificar a biografia de grandes nomes, enfim produzir conteúdo.

Parabéns aos escritores!

Frases de escritores, sobre escritores:

“O escritor não é alguém que vê coisas que ninguém mais vê. O que ele faz é simplesmente iluminar com os seus olhos aquilo que todos veem sem se dar conta disso.”
Rubem Alves

Nenhum escritor pode criar do nada. Mesmo quando ele não sabe, está usando experiências vividas, lidas ou ouvidas, e até mesmo pressentidas por uma espécie de sexto sentido.”
Érico Veríssimo

“Escrever bem é pensar bem.”
Otto Lara Resende

O escritor é uma das criaturas mais neuróticas que existem: ele não sabe viver ao vivo, ele vive através de reflexos, espelhos, imagens, palavras. O não-real, o não-palpável. Você me dizia “que diferença entre você e um livro seu”. Eu não sou o que escrevo ou sim, mas de muitos jeitos. Alguns estranhos.”
Caio Fernando Abreu

Pobres dos escritores que não se derem conta disso: escrever é transmitir vida, emoção, o que conheço e sei, minha experiência e forma de ver a vida.”
Jorge Amado

“Escrever é não esconder nossa loucura.”
Arnaldo Jabor

“Não escrevo para fugir de mim, mas para me encontrar nos outros.”
Fabrício Carpinejar

“Os grandes escritores têm a sua língua, os medíocres, a sua gramática.”
José Lins do Rego

“Certos escritores justificam o fato de não terem escrito coisas excelentes com a alegação de falta de liberdade. Talvez seja uma desculpa ingênua para sua incapacidade ou indolência.”
Graciliano Ramos

“A obra literária deve ser sempre melhor que o autor.”
Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages