O Frio Aqui Fora - Flávio Cafiero - Tomo Literário

O Frio Aqui Fora - Flávio Cafiero

Compartilhe
Perder a promoção para um cargo na empresa pode desestabilizar uma pessoa, durante algum tempo. Mas não bastasse isso, a mesma pessoa sofre com o abandono da namorada, o que potencializa a desestabilização. Com esses fatos vindo a tona, tudo ao redor parece desmoronar.

Diante de relações que não são mais fortes e sustentáveis, de certezas que carregam dúvidas, ele tenta retomar um projeto que havia engavetado na adolescência, o projeto de ser escritor. Luna, é um executivo que nos conta sobre os últimos acontecimentos de sua vida e, com tudo que parece desabar, ele segue uma nova jornada.

“Eram sonhos de adolescente, desde garoto sonho em ser escritor, embora tenha exilado o sonho em algum canto, décadas, e ainda me recordo do fascínio que senti pelo objeto, o livro físico na prateleira, primeiros fetiches, mas pouco escrevi, um ou outro poeminha como todo mundo (...)”

O que outrora parecia firme, seguro, garantido, não é mais. O frio aqui fora é o lugar em que as acomodações se desacomodam. O conforto do que aparentava certo coloca o homem em confronto com tudo que o cerca. Nada é como antes e tudo recebe um olhar que ganha cores dos solavancos que a vida dá.

A narrativa de Flávio Cafiero é coesa, uma escrita sólida e tem um tom de conversa. O personagem narrando sua história tem um ar de bate-papo com amigo. Em que pese o fato de que há algumas lacunas que são deixadas, exatamente como quando conversamos (aquela papo que emenda num outro assunto), tudo parte de um mesmo ponto (a vida do personagem) e se unem dando conexão.

Luna, que tem certos estranhismos com as palavras, mas usa bem delas para chegar ao leitor. Somos sugados para a história singular e participações de suas inquietações ante o desconfortável que é viver. Nos apontamentos que o livro faz sobre animais, notadamente percebemos que há uma questão de colocar em voga o desenvolvimento da espécie, portanto também, o desenvolvimento humano. Seria essa a evolução de Luna?

A ficção que dá ao leitor nesse seu primeiro romance, publicado pela Editora Cosac Naify em 2013, traz o personagem principal com um toque de nuances pessoais do escritor. Há na história de Luna um pouco da história de Flávio.

Boa leitura!



Ficha Técnica
Título: O Frio Aqui Fora
Escritor: Flávio Cafiero
Editora: Cosac Naify
ISBN: 978-85-405-0560-5
Edição: 1ª
Número de Páginas: 256
Ano: 2013
Assunto: Literatura brasileira

2 comentários:

  1. Adorei a resenha! A maneira que você escreveu e a temática dele me deixaram com muita vontade de ler.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ben, obrigado pela visita. E vale a pena ler! Grande abraço.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages