E Não Sobrou Nenhum e Outras Peças - Agatha Christie - Tomo Literário

E Não Sobrou Nenhum e Outras Peças - Agatha Christie

Compartilhe
“E Não Sobrou Nenhum e Outras Peças” é uma publicação da editora L&PM de 2015. É parte integrante da coleção L&PM Poecket que conta com diversos títulos de diferentes autores e muitos deles são da Rainha do Crime. Nas 368 páginas do livro há três textos de Agatha Christie que foram feitos para o teatro.

“E Não Sobrou Nenhum” é a primeira peça do livro e data de 1943. O texto também é conhecido como “O Caso dos Dez Negrinhos”. Conta a história de um grupo de pessoas que são convidadas misteriosamente para uma ilha. Lá, o grupo reunido, se vê isolado do continente e descobrem por uma voz que cada um deles é acusado de cometer um assassinato.

O grupo começa então a vivenciar um ambiente de suspeitas um em relação ao outro e mortes começam a  acontecer, na medida que dez estátuas de indiozinhos vão sumindo. As mortes dos convidados coincidem como o modo como é descrito em um determinado verso. Uma super história que fascina o leitor. Mesmo para quem leu o livro em texto de romance e não teatral, esse texto ainda é capaz de exercer o mesmo fascínio.

O segundo texto teatral do livro conta a história de uma matriarca dominadora que manipula seus filhos e todos que a cercam. “Encontro com a morte” é uma peça de 1945. A Sra. Boyton viaja e, num acampamento, morre. Todos que estavam por ali tem  motivos para matá-la. O que será que de fato aconteceu? É isso que vamos descobrindo no desenrolar das cenas. Surpresas não faltarão, ao melhor estilo de Agatha Christie.

O terceiro texto do livro é de 1951. “A Mansão Hollow” conta uma história que se passa na sala da casa de Sir Henry Angkatell, situada a trinta quilômetros de Londres. Uma morte por tiro e vários suspeitos. Relações, paixões, segredos que se revelam e razões para matar o criminoso são postas em cena. Os personagens são dúbios e com suas atitudes reforçam as dúvidas de sobre quem é o assassino. Mas não se engane o leitor, porque o caso será descortinado.

Vale ressaltar que os textos são adaptações teatrais, portanto apresentam diferenças em relação ao romance escrito pela própria Agatha Christie. Na Mansão Hollow, por exemplo, há um inspetor e um sargento detetive, mas não aparece Hercule Poirot, que está no livro.

Em um livro, três diferentes histórias de uma mesma escritora, o que mostra a sua versatilidade e a capacidade de criar tramas instigadoras. Agatha Christie arrasa tanto nos romances policiais quanto em seus textos teatrais, o que ratifica sua genialidade e seu sucesso.

Excelente leitura.

Ficha Técnica
Título: E Não Sobrou Nenhum e Outras Peças
Escritor: Agatha Christie
Editora: L&PM
ISBN: 978-85-254-3279-7
Edição: 1ª
Número de Páginas: 368
Ano: 2015
Assunto: Teatro inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages