24/7 Capitalismo Tardio e Os Fins do Sono - Jonathan Crary - Tomo Literário

24/7 Capitalismo Tardio e Os Fins do Sono - Jonathan Crary

Compartilhe

Sono e capitalismo parecem não combinar. Afinal, o sono é um tempo em que passamos dormindo e que nada tem haver com a voracidade que o capitalismo carrega. 24/7 é uma expressão para explicar que o ser humano busca a acumulação ilimitada 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

O processo de busca pelo acumulo tem se acelerado e, segundo Jonathan Crary, o autor do livro, o sono é a última barreira a ser quebrada por essa busca desenfreada.

“(...) o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser destroçado e espoliado; como mostram meus exemplos, existem métodos e motivações para destrui-lo.”

Sem perceber ou percebendo, com a tecnologia e outras formas de convívio, por vezes vemos o nosso sono interrompido. Há lugares em que se pensam em criar soldados que não dormem, pesquisas são feitas para manter o ser humano acordado por mais tempo (com a teoria de que produziriam mais).

A privação de sono também pode ser vista como prática de tortura, por vezes usadas em prisões. O escritor faz referências ainda a autores e grandes nomes que de algum modo abordam o sono e o sonho. Não faltam ainda as considerações sobre a mídia, a internet, entre outros tópicos que tem alguma relação com o capitalismo e o sono (temas centrais da obra).

“Minha intenção não é tratar do extenso tópico da relação entre drogas e mídias – ou testar a hiótese conhecida de que todo meio de comunicação é uma droga, e vice-versa. O que pretendo é assinalar que os padrões de consumo gerados por mídias e produtos de comunicação atuais estão igualmente presentes em outros mercados globais em expansão.”

Nas 144 páginas do livro, publicado pela Cosac Naify em 2014 temos um bom panorama da sociedade atual, envolta no capitalismo, de como a modernidade e a tecnologia nos afetam, e como o ser humano pode ser visto como mero produtor de um sistema criado pelo próprio homem. Uma boa visão da contemporaneidade nos é apresentada por Jonathan Crary.

Excelente livro e que expressa teorias interessantes que, no mínimo, nos despertam para uma discussão e reflexão sobre a era que vivemos.

Ficha Técnica
Título: 24/7 Capitalismo Tardio e os Fins do Sono
Escritor: Jonathan Crary
Editora: Cosac Naify
ISBN: 978-85-405-0896-5
Edição: 1ª
Número de Páginas: 144
Ano: 2014
Assunto: Capitalismo e sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages