Minha Breve História - Stephen Hawking - Tomo Literário

Minha Breve História - Stephen Hawking

Compartilhe
Stephen Hawking é, sem dúvida, um dos cientistas mais conhecidos no mundo. Foi professor da Universidade de Cambridge durante 30 anos, ocupando a cadeira de matemático, cadeira que foi lotada por Isaac Newton. Físico, Hawking escreve o clássico livro “Uma Breve História do Tempo”. Sua biografia “brinca” com o nome de sua obra mais célebre popularmente.

Ao contar a sua história o autor fala de sua infância, de sua constituição familiar, da vida acadêmica (como aluno, professor e pesquisador). Um jovem que buscou a universidade querendo aprofundar estudos em Cosmologia e explicar de onde viemos e para onde vamos. Fala ainda de seu trabalho e de suas pesquisas: buraco negro e viagem no tempo, por exemplo.

Hawking conta também sobre sua vida ao lado de sua esposa, o nascimento dos filhos, a separação e alguns entraves que viveu em função de sua doença degenerativa. Inclusive, em certa passagem do livro, ao falar de sua obra, o escritor cita resenha que haviam feito sobre o livro. Nela havia citações sobre a doença de Hawkings. O físico demonstra que aceitou e viveu bem com a degeneração que lhe acometia e sabia que isso despertava curiosidade nas pessoas, o que também pode indiretamente ter influenciado para que as pessoas o conhecessem.

“Ser famoso e facilmente reconhecível tem seus prós e contras. Os contras são o fato de que pode ser difícil fazer coisas comuns, como ir às compras sem ser importunado por pessoas querendo tirar fotos... Mas os contras são mais do que compensados pelos prós.”

Apesar de não ser um homem que buscava o caminho da celebridade, tornou-se visível e conhecido no mundo todo. Hawkings, além de seus importantes trabalhos no campo científico, apresentou os Jogos Paraolímpicos e colocou em discussão sua doença.

Ao ler a breve história do físico conhecemos um pouco mais do autor. O título foi providencial, uma vez que a história do homem é contada de maneira objetiva, sem floreios e não carregado de pequenos fatos da vida privada que nada aumentaria a importância do biografado. A obra é curta, mas a representatividade de Hawkings é grandiosa.


O livro foi publicado pela Editora Intrínseca em 2013, tem 144 páginas. Boa leitura!

Ficha Técnica
Título: Minha Breve História
Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-425-8
Edição: 1ª
Ano: 2013
Número de Páginas: 144
Assunto: Biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages