A Prova é a Testemunha - Ilana Casoy - Tomo Literário
Um crime que chocou o país. Pai e madrasta estrangularam uma menina, que foi jogada do sexto andar de um edifício em São Paulo. Talvez, com poucas informações, seja possível identificar de que caso noticiado pela imprensa estamos nos referindo.

O prólogo anuncia o crime e o caso central da obra:

“Era uma vez...
Uma menina de quase seis anos, cuja fotografia estampada em todas as reportagens e jornais brasileiros, Isabella de Oliveira Nardoni. Foi jogada pela janela do apartamento de seu pai, Alexandre Alves Nardoni, acusado de defenestrá-la depois de a madrasta, Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, a esganar, em 29 de março de 2008.”

“A Prova é a Testemunha”, de Ilana Casoy, publicado pela Editora Larousse em 2010 conta a história do crime por uma perspectiva bastante interessante. É do  e sobre o julgamento do casal que a autora conta todos os detalhes.

O livro é a descrição e narração de todo o julgamento, da oitiva de testemunhas, ao depoimento dos réus diante do júri, a explanação da acusação e da defesa, a réplica, a tréplica e a sentença. Ilana coloca brilhantemente o leitor dentro daquele tribunal de júri, que durou cinco dias, num fórum na cidade de São Paulo, no bairro de Santana.

É impressionante a maneira imparcial, detalhada e objetiva com que Ilana expõe os acontecimentos do julgamento. Observou e relatou a movimentação, os impasses, trechos dos depoimentos, reações dos presentes, entraves que ocorreram, comportamento de parentes dos réus e de pessoas que assistiam ao júri. Nem mesmo o que obstruía o acesso de informação da imprensa sobre o caso passou nebuloso ao olhar de Ilana. Presente no Tribunal estava também a escritora e novelista Glória Perez (que escreveu a orelha do livro).

Sob a perspectiva apresentada no livro de 238 páginas é possível avaliar claramente as provas irrefutáveis que foram elencadas e demonstradas pela acusação e, que não puderam ser derrubadas pela defesa. No embate entre a promotoria e os advogados de defesa, uma demonstração de conhecimento sobre os autos e de argumentação. A história serve como uma aula do que é um tribunal de júri.

Um livro em que é possível notar a justiça atuando por meio de provas. Elas, as provas, são a testemunha.

Ficha Técnica
Título: A Prova é a Testemunha
Autor: Ilana Casoy
Editora: Larousse
ISBN: 978-85-7635-767-4
Edição: 1ª
Ano: 2010

Número de Páginas: 238
Assunto: Estudo de caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages