A Metamorfose - Franz Kafka - Tomo Literário

A Metamorfose - Franz Kafka

Compartilhe
“Quando certa manhã Gregor Samsa despertou, depois de um sono intranquilo, achou-se em sua cama convertido em um monstruoso inseto.” É assim que Franz Kafka inicia a história de transformação de um homem em inseto. O texto inicial de “A Metamorfose”, publicado originalmente em 1915, e que agora foi publicado pela Editora Nova Fronteira (2014) na coleção Clube do Livro, começa dando a exata medida da história que virá, intensa.

O livro publicado foi traduzido por Torrieri Guimarães e a história de Kafka é considerada uma das novelas mais importantes da literatura mundial.

Kafka é conhecido por criar situações tidas como “intoleráveis”, como adjetiva o autor do prefácio, o escritor e crítico argentino Jorge Luis Borges. E de fato é o que vemos em “A Metamorfose”. Uma situação inusitada de um homem que se vê inseto, convivendo com sua família, trancado no quarto. Dos parentes recebe algo entre o asco e a preocupação, entre o enojamento e o medo, a desconfiança e a surpresa.

Os familiares se assustam ao ver o formato que ele adquire e não sabem como lidar com aquilo (grifo nosso). O livro prende o leitor desde o início e a narrativa continua provocando até o desfecho.Por vezes há saltos no tempo, o que não impede a compreensão da essência da obra, nem supre o entendimento sobre a transformação de Samsa. E para quem conhece Kafka logo percebe que essa é uma característica de sua literatura.

A transformação parece uma metáfora do homem em relação ao seu embrutecimento e comodismo. O homem que se transforma sem ter a percepção de si, para de outro modo, transformado, perceber a si mesmo. Kafka mantém-se atemporal.

Livro que deve constar em toda e qualquer biblioteca particular. Boa leitura!


Ficha Técnica
Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 978-85-209-2169-2
Edição: 1ª
Ano: 2015
Número de Páginas: 62
Assunto: Ficção alemã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages