A Mágica da Arrumação - Marie Kondo - Tomo Literário

A Mágica da Arrumação - Marie Kondo

Compartilhe


Certo dia noto um livro de capa graficamente bonita na estante de uma livraria. Olhei, mas sem muito interesse. Tempos depois vou me deparando com pessoas lendo o livro que havia visto na livraria e fui procurar saber um pouco mais sobre. O livro a que me refiro havia figurado em primeiro lugar na lista do The New York Times e estava em lista de mais vendidos no Brasil. Com certo toque de inovação que era mencionado, adquiri.


Publicado pela Editora Sextante em 2015, “A Mágica da Arrumação”, de Marie Kondo e que tem como subtítulo “a arte japonesa de colocar a ordem na sua casa e na sua vida”, trata de organização. Assunto que costumamos ver em alguns programas de televisão e até certo modo recorrente, em revistas de decoração, revistas femininas ou encartes de jornal direcionados a vida doméstica.


A autora do livro desde pequena costumava arrumar suas coisas e buscar métodos para deixar tudo organizado. Teve contato com vários meios até criar o seu método, dar palestras, atender clientes e escrever o livro.


Baseado no Feng-Shui, o livro não aborda o tema da forma como sempre vemos a técnica milenar japonesa ser utilizada. Aborda a organização pelo prisma do modelo criado por Marie. Do início ao fim a inovação que foi o mote do livro e que poderia dar o “pulo do gato” não apareceu. De outra maneira, organizadamente estão ali conceitos diversos sobre arrumar. Arrumar a casa, que leva a arrumar a vida. Organização é organização.


Em meio à bagunça da casa dos leitores de certo que a maior parte é constituída de coisas dispensáveis. E a procura pela novidade do método continua, até que a leitura do livro se conclui. Marie, sem dúvida, teve um bom meio de organizar o livro com pedaços ou visões de técnicas diversas, não muito diferentes do que se vê naqueles programas de televisão que foram citados ou nas revistas femininas.


Há muito o ser humano vem tentando de alguma forma organizar-se. Talvez esteja aí a explicação do livro figurar entre os mais vendidos no Brasil. As pessoas estão procurando um  meio de organizar suas gavetas, armários, estantes, sua carreira, seus relacionamentos, a política, o país.


As técnicas de organização estão ali descritas por Marie, para lembrar ao leitor de que é prudente organizar.

Ficha Técnica
Título: A Mágica da Arrumação
Autor: Marie Kondo
Editora: Sextante
ISBN: 978-85-431-0209-2
Edição: 1ª
Ano: 2015
Número de Páginas:160
Assunto: Feng-Shui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages