Histórias Íntimas - Mary Del Priore - Tomo Literário

Histórias Íntimas - Mary Del Priore

Compartilhe

No livro de Mary Del Priore, "Histórias Íntimas", publicado pela Editora Planeta em 2011, temos um panorama do erotismo e da sexualidade ao longo da história do Brasil. 


Fala-se sobre a intimidade desde os tempos do descobrimento, quando os índios não  cobriam suas vergonhas, passando pela escravidão e mitos que foram criados para controlar o sexo (dos casais e entre não  casados). 



Ao longo da história o envolvimento da moral social e religiosa que ditava as regras do que era admissível ou não  em relação ao sexo e a erotização.  De trajes a gestos, de comportamento a pensamentos, do flerte ao casamento, tudo é abrangido. A hipocrisia da sociedade também  se vê no texto e pesquisa da historiadora. 

Palavras que hoje  usamos foram introduzidas no vocabulário sexual desde tempos antigos. A literatura, a poesia, o cinema e toda  sorte de arte demonstrava a evolução ou reproduziram o comportamento sexual de sua época. 

Trata ainda dos acontecimentos que foram responsáveis pelas primeiras rupturas da repressão sexual existente no Brasil (parte de uma cultura mundial com suas misturas). Também  está  no livro a evolução das relações  conjugais, incluindo a punição dos crimes passionais de uma época. 

Homens e mulheres, ao longo do tempo, apresentaram comportamentos sexuais distintos, fruto da cultura, da religião, do que se via, ouvia e aprendia na família e na sociedade como um todo. Fala-se da solteirice às mudanças que ocorrem no casamento, como a instituição do divórcio, a traição, a prostituição. 

A homossexualidade, a liberação sexual, o preconceito, a AIDS e outros temas estão abordados no livro da historiadora. Vale a pena a leitura que nos dá a noção  de quanta coisa mudou no comportamento do brasileiro e, também mostra como tantas outras continuam arcaicas no modo de pensar e agir quando se trata de sexo e erotismo. 

O livro é  rico em conteúdo e Mary nos brinda com mais um trabalho primoroso que engrandece e explícita  a história brasileira e suas diversas influências.


Ficha Técnica
Título: Histórias Íntimas
Autor: Mary Del Priore
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-7665-632-6
Edição: 1ª
Ano: 2011
Número de Páginas: 254
Assunto: História

Um comentário:

  1. Você só ler livros super interessantes! Não tenho tanto conhecimento nessa assunto, mas fiquei super curiosa na leitura, pelo pouco que li parece ser um livro rico mesmo. Gosto muito como você expõe suas ideias sobre a obra.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages