Elogio da Loucura - Erasmo de Rotterdam - Tomo Literário

Elogio da Loucura - Erasmo de Rotterdam

Compartilhe
"Elogio da Loucura" foi escrito originalmente em 1501, em latim. Erasmo de Rotterdam, o filósofo que escreveu a obra, é uma das figuras mais importantes para entendermos a transição que ocorreu na fé religiosa e no pensamento ocidental, quando da passagem da Idade Média à época Moderna.

A edição que li foi a publicada pela L&PM Editores em 2013 e conta com 134 páginas. O livro faz parte da coleção L&PM Clássicos.

Erasmo transformou a Loucura em narradora. É ela, pois, que fala ao leitor sobre comportamento humano, fé e filosofia. A louca Loucura vai mostrando como está presente na vida das pessoas e que é ela quem nos move (de atos bizarros a atos grandiosos).

O humanista de Rotterdam utiliza de humor e certa acidez para tratar de assuntos da realidade humana, tais como amizade, guerra, casamento, governos, amor próprio, fé, artes e ciência. E faz ainda, nas entrelinhas, uma crítica aos filósofos que se baseavam em "verdades absolutas" e que punham o homem sob o comando da razão.

O escritor confidenciou ao amigo Tomás Morus que fez o livro para distrair-se. E o sobrenome de Morus o fez lembrar Moria, uma referência grega à Loucura. Desta feita, Erasmo dedicou o livro ao amigo. "Em primeiro lugar, pensando em você, seu nome de família Morus lembrou-me o de Moria que os gregos dão à loucurura", escreveu ele em carta endereçada ao amigo.

A sátira de Erasmo é um de seus livros mais conhecidos, embora tenha outros de grande relevância. E sem dúvida alguma, o texto é deveras inteligente, instigante, provocativo, compreensível e apaixonante. A Loucura usa de bons argumentos para demonstrar a sua presença nas ações humanas. Foucault, em 1976, ressaltou que a obra "Elogio da Loucura" realça a consciência crítica. 

Erasmo consegue demonstrar que o homem, tido como sábio, vive uma realidade diversa da aparência e traz luz ao pensamento ao provocar com a Loucura-narradora o olhar sobre o homem e suas ações.

Para conhecer "Elogio da Loucura" e outros livros da L&PM consulte o site www.lpm.com.br.

Ficha Técnica
Título: Elogio da Loucura
Autor: Erasmo de Rotterdam
Editora: L&PM Editores
ISBN: 978-85-254-2990-2
Edição: 1ª
Ano: 2013
Número de Páginas: 136
Assunto: Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages