Do Outro Lado Tem Segredos - Ana Maria Machado - Tomo Literário

Do Outro Lado Tem Segredos - Ana Maria Machado

Compartilhe
Benedito, o menino, é conhecido e chamado de Bino. Filho de pescador gosta de ouvir as histórias contadas pelos mais velhos e divide suas curiosidades com os seus amigos. Bino aprecia o mar e tudo que há nele: a água, os peixes, o fundo, as ondas. Há, no entanto, algo que muito o intriga: o que tem do outro lado do mar?

E ele, curioso, vai buscando saber por aqui e por ali sobre o que tem do lado de lá. Descobre que há a África e a história de seu povo que veio chegando para os lados de cá. Vinham eles presos, amarrados em navios, mesmo pertencendo a terras de reis.

O livro de Ana Maria Machado é encantador. Daquelas histórias que apresentam singeleza no gesto e nas ações dos personagens, mas que carregam em si uma profundidade reflexiva que leva o leitor a se questionar. No caso de "Do Outro Lado Tem Segredos", publicado pela Editora Nova Fronteira em 2005 (80 páginas), há uma reflexão sobre os negros que habitam o Brasil e que descendem de escravos. Através do olhar de menino de Bino, nos dá a impressão de que tudo poderia e pode ser diferente. É uma parábola que nos leva a refletir sobre a inocência da criança, que perdemos quando adultos. E, sobretudo, como esse personagem menino encara algo que foi dramático na história do país.

A escritora aborda o assunto de maneira leve, sem se explícita e direta, mas apresenta as questões sociais aos seus jovens leitores. Isso torna a leitura mais agradável e o entendimento e curiosidade sobre o assunto certamente será mais facilmente despertado. Além da história, o livro tem ilustrações de Guto Lins.

Ficha Técnica
Título: Do Outro Lado Tem Segredos
Autor: Ana Maria Machado
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 978-85-209-1759-3
Edição: 3ª
Número de Páginas: 80
Ano:2005
Assunto: Literatura infanto-juvenil

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Pages