Os Anjos de Badaró - Mario Prata - Tomo Literário

Os Anjos de Badaró - Mario Prata

Compartilhe
“Os Anjos de Badaró”, de Mario Prata foi publicado em 2011 pela Editora Planeta (240 páginas).

O livro foi escrito por Mario ao longo de seis meses, na internet. Na medida em que o livro ia sendo escrito e que cada palavra, cada frase, cada parágrafo ia se formando, os internautas podiam acompanhar a composição do texto. Milhares de pessoas tinham essa possibilidade, em diversos países. Mesmo os trechos que, por ventura, fossem apagados seriam lidos.

Ozanon Badaró é o personagem central da história. A partir de um convite de uma vizinha ele aceita catalogar garotas de programa e monta um site de agenciamento. As garotas são os anjos. Badaró se apaixona pela primeira garota que conhece, Elyza (Anna). Em decorrência da morte de Badaró, que parece ter sido um suicídio, muitos mistérios terão de ser revelados. Não se pode esquecer que Badaró está envolto num mundo conturbado, além de ter muito dinheiro em jogo.

“Tem suas vantagens, uma morte anunciada. Ou será que eu é que estou tentando me enganar? É estranho isso.”

Uma dona de casa que virou detetive parte para a descoberta desses mistérios. Muito suspense, crimes, sexo e certa dose de humor compõe a história criada e recriada por Mario Prata. Badaró deixa sua história registrada em disquetes. Usa-os como diário, contando seu cotidiano, inclusive os acontecimentos que envolvem os anjos, além das histórias que envolvem seus amigos Capella e Takashi. Cláudia, a detetive, desvendará o mistério.

Por tratar-se de um romance policial as perguntas que nos fazemos surgem durante a leitura: Quem matou? Qual o motivo do crime? Isso ou aquilo é uma pista do autor? E com o humor que está presente nos personagens e em algumas passagens da narrativa, torna o livro leve, apesar de ser uma história policial.

A experiência vivida pelo autor de ter escrito o livro quando a internet passava a fazer parte da vida das pessoas e ter sido disponibilizado afim de que todos pudessem ler ante do lançamento, afetou o resultado do livro. Essas influências podem ter apimentado a história e podem ter feito algo do original (imaginado pelo autor) se perder. De qualquer forma o que está escrito está aí e o resultado foi interessante.

O processo de escrita deve ter sido bastante instigador, colocando o autor em contato direto com seus leitores, que sugeriram, criticaram, leram, releram, observavam, analisavam, interagiam. E, como dito pelo Liberátion (França), “com a internet, o ato de escrever pode se transformar num espetáculo”.

É uma leitura para divertir!

Ficha Técnica
Título: Os Anjos de Badaró
Escritor: Mario Prata
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-7665-809-2
Edição: 1ª
Ano: 2011
Número de Páginas: 240
Assunto: Ficção brasileira

2 comentários:

  1. A premissa do livro é bem legal, que bom que acabei conhecendo o livro e autor.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oba! Tenho sobrenome Badaró, gostaria de saber a origem da família Badaró

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages