O Poder Extraordinário do Pensamento Negativo - Bob Knight - Tomo Literário

O Poder Extraordinário do Pensamento Negativo - Bob Knight

Compartilhe
Acostumamos, por razões das mais diversas, a ler ou ter referências de livros que falam de pensamento positivo. Isso no faz acreditar piamente que somente o pensamento positivo transforma e que todo e qualquer pensamento negativo deve ser rechaçado da nossa mente, é quase um pecado capital. Tratar de negatividade é uma afronta a qualquer pessoa.

Certamente, mesmo os que não gostam dos livros de auto-ajuda, sabem que a grande maioria deles trata somente do lado positivo das coisas. Nós, seres humanos, temos de olhar tudo a nossa volta, fatos ou desejos, sonhos ou realidade, pelo prisma positivo.

Aí está a sacada do autor do livro, Bob Knight. Sendo ele o maior vencedor na história do basquete universitário dos Estados Unidos, expõe sua teoria como sobre o pensamento negativo pode se reverter em resultado positivo. Só reconhecendo nossas falhas e fraquezas é que podemos transformar nossas ações e nos conduzir a bons resultados. Essa é a essência da abordagem utilizada por Knight.

Em vez de apenas pensarmos o lado positivo das questões, tratar o assunto sobre um viés negativo faz com que planejemos, visualizemos possibilidades infinitas, com que nos precavemos sobre situações inusitadas que podem acontecer e tentamos assim olhar a frente. É como se o otimista visse apenas o lado bom e não soubesse domar os obstáculos que podem surgir, que não estão previstos na sua visão perfeita de mundo.

Lançado em 2013 pela Editora Agir, o livro reúne bons insights para aplicação na vida pessoal e profissional. É um olhar sobre as questões que envolvem liderança, gestão e a maneira como encaramos nossos pequenos e grandes fracassos. Não estamos livres dele ao longo da nossa vida.

Bob Knight se utiliza de várias citações de consagrados autores, filósofos e líderes de estado, além de personalidades mundiais e citações de senso comum, os famosos ditos populares. Tudo isso ele usa buscando ratificar sua teoria sobre o poder do pensamento negativo.

“Algumas pessoas vêem as coisas como são e perguntam por que? Eu vejo as coisas como poderiam ser e pergunto: Por que não?” Citação de Bernard Shaw feita por Bob no livro.

Ele não prega que todos sejam pessimistas, mas realistas. E para alcançar resultados satisfatórios é preciso levar em consideração os erros, obstáculos, imperfeições, derrotas etc. Reverter o problema a nossa favor é o que resumidamente prega Knight em seu livro, levando em conta que o negativo se apresenta diante de nós e que para superá-lo é preciso preparar-se.

“Ter vontade de ganhar não basta. Todos têm. O que importa é ter vontade de se preparar para ganhar.”

Apesar de um bom livro, com insights que servem para inspiração, não é um livro que muda a nossa vida. Leitura pela leitura e para agregar conhecimento acerca do tema, sobre o prisma do autor, no entanto sem grandes recomendações. Leia se tiver tempo.

Ficha Técnica
Título: O Poder Extraordinário do Pensamento Negativo
Escritor: Bob Knight
Editora: Agir
ISBN: 978-85-2201-49-03
Edição: 1ª
Ano: 2013
Número de Páginas: 169
Assunto: Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages