As Doze Tribos de Hattie - Ayana Mathis - Tomo Literário
“As Doze Tribos de Hattie” é o primeiro romance da escritora Ayana Mathis. Foi publicado no Brasil em 2014 pela Editora Intrínseca (224 páginas). O livro foi considerado nos Estados Unidos, pelo The New York Times, como um dos melhores livros do ano de 2013. Oprah Winfrey, famosa apresentadora e mulher de forte influência, selecionou o livro para o seu clube do livro.

Tudo isso poderia ser um motivador para iniciar a leitura, mas não foi isso que me atraiu, confesso. Foi no contato com a sinopse que tive ligeira impressão de que a história que seria contada no livro era muito semelhante a de muitas famílias brasileiras.

O livro de Ayana fala sobre Hattie Shepard. Uma jovem que após o assassinato de seu pai se muda para a Filadélfia. Lá vive com o marido e um casal de filhos gêmeos. A morte dos bebês abala o casal e faz com que os sonhos de Hattie desmoronem.

É por meio dos filhos mortos, dos nove que nasceram após o episódio e da neta, que a história da família é contada, indo de 1925 até 1980. Os personagens fazem seus relatos, contam sobre seus dramas, seus desejos, sua vida e passam por abalos e reconstruções de sonhos e relações. Apesar de toda a turbulência da vida, os laços da família de Hattie parecem bastante sólidos, se mantém, mesmo que haja separação, distância e fechamento de alguns personagens no seu próprio mundo.

A escritora demonstrou uma família que vive as voltas com assuntos por vezes difíceis de se tratar: sexualidade, religião, raça, entre outros. Mas o livro não é um compêndio de boas maneiras ou um guia politicamente correto. Trata os assuntos da maneira que tem de ser, com naturalidade e suavidade. O preconceito racial, as divergências religiosas e outros conflitos são tratados dentro da esfera do cotidiano dessas personagens. Sem forçar o leitor a empunhar uma bandeira em defesa deste ou daquele.

Por que falei da família brasileira? Porque a história de Hattie, embora ambientada nos Estados Unidos carrega traços que se espalham por muitas famílias do Brasil. Casais que tem um grande número de filhos, morte de crianças pela falta de assistência e pobreza, a luta pelo pão de cada dia e toda sorte de adversidade que enfrentam, sem esmorecer, mulheres de traços duros e marcadas pela vida que tem de se superar e abri mão de muita coisa em prol dos filhos, entre outros pontos. É uma história de quem busca a alegria pela vida e supera qualquer dificuldade.

É um livro que carrega suavidade na maneira com que foi escrito, com uma história de uma mulher forte e contraditória, ora dura, ora de extrema ternura. Fala de modo amplo sobre as relações humanas e a vida.

Ficha Técnica
Título: As Doze Tribos de Hattie
Escritora: Ayana Mathis
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-492-0
Edição: 1ª
Ano: 2014
Número de Páginas: 224
Assunto: Romance americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages