Vaclav e Lena - Haley Tanner - Tomo Literário
Vaclav e Lena se conhecem quando crianças. Ele sonha em ser um grande mágico. Carrega consigo “O Almanaque do Mágico”, dado por Lena em seu aniversário de nove anos. O almanaque é “um grande livro negro, com páginas de bordas douradas, todo sobre truques e ilusionismo”. Além do livro ganho sempre consulta outro sobre Harry Houdini. Lena ainda está aprendendo o idioma inglês e tem uma lacuna em seu passado, que nem todos sabem.

Amigos, vivem juntos e a menina freqüenta a casa de Vaclav. Ele sempre a quis como sua assistente num show de mágica. Filho de dois refugiados soviéticos, que poupam tudo na América, um dia o garoto não mais encontra sua amiga. Espera por ela na escola, mas ela não aparece. Dessa feita some da vida de Vlacav e de sua família, como num passe de mágica.

Ele, no entanto, nunca se esqueceu de Lena. Todos os dias deseja boa noite a ela. Quando ela completa dezessete anos eles se reencontram e Vaclav descobre o real motivo que levou Lena a desaparecer por esse período. Na mente de Vaclav e nos seus pertences ainda reside o desejo de tornar-se um grande mágico.

“Não é fácil para Vaclav retomar sua visão de futuro, mas ele guarda a visão em sua mente, no fundo dela, de modo que seu sonho nunca se afaste dele.”

O reencontro dos amigos de infância marca o recomeço de uma história de amor. Os dois personagens, cheios de vida e de sonhos, clamam por uma duradoura ligação, ainda que haja nesse caminho descobertas sobre um passado nem tão agradável. Lena, inicialmente tímida, se solta com o passar do tempo.

Haley Tanner conta uma história de encanto nas 272 páginas do livro, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2012. Um livro de leitura fácil, agradável. E, não podemos deixar de mencionar, que trata-se do primeiro livro da escritora novaiorquina.

Quando vi o livro pela primeira vez, confesso que rechacei a ideia de adquiri-lo. Havia lido a sinopse, mas não tinha sido tocado por ela. Tempos depois comprei, li e gostei. É uma história singela, mas envolvente. Mostra o frescor da juventude, nos faz pensar nos sonhos que carregamos desde a infância. De uma forma ou de outra, Vaclav (o mágico) e Lena (a amiga com uma vida duvidosa) vivem uma relação de amor que toca.

A história é sobre essa forte relação de amor, com contratempos, dúvidas, encontros, desencontros, verdades duras, mentiras igualmente arrasadoras, reconciliações, sonhos e realizações. Apesar de anos terem passado, Lena vê, quando retorna, uma lista escrita num saco de papel pardo. A lista de Vaclav diz:

“Coisa que são:
1 – Um dia ser um mágico famoso
2 – Lena ser a linda assistente
3 – Perseverança para atingir essas metas apesar de todo e qualquer obstáculo.”

O trecho acima representa bem o pilar da história contada por Haley Tanner.

Ficha Técnica
Título: Vaclav e Lena
Escritora: Haley Tanner
Editora: Intrínseca
ISBN: 078-85-8057-205-6
Edição: 1ª
Ano: 2012
Número de Páginas: 272
Assunto: Ficção Inglesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages