Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado - Ana Beatriz Barbosa Silva - Tomo Literário

Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado - Ana Beatriz Barbosa Silva

Compartilhe
O livro (edição revista e ampliada), lançado pela Principium (selo da Editora Globo) em 2014, trata da psicopatia em suas 232 páginas. Fala, portanto, de “pessoas frias, insensíveis, manipuladoras, perversas, transgressoras de regras sociais, impiedosas, imorais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão, culpa ou remorso”. É no universo desses “predadores sociais” que estão por aí, por vezes, próximos de nós, que embarcamos no livro de Ana Beatriz Barbosa Silva. A autora é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais.

“Mentes Perigosas” vendeu mais de 600 mil exemplares. O fascínio que pessoas que cometem atos criminosos é grande em toda sociedade. O livro nos explica, elucida e trata desse tema, demonstrando que o psicopata não é só aquele que comete homicídios em série, chamado de serial killer. Demonstra que são pessoas que podem ter traços comuns, misturados em nosso meio, sem distinção de cor, sexo, religião ou nível social.

Os psicopatas também são denominados de “sociopatas, personalidades antissociais, personalidades psicopáticas, personalidades dissociais, entre outras”. Não importa a nomenclatura, são seres nocivos e que apresentam certas características que podem ser identificadas, afim de que nos desvencilhemos desses seres. Vão de atos cometidos durante sua infância ou adolescência, ao modo como se comportam no ambiente social, seja ele qual for, trabalho, família, escola ou quaisquer outros.

Fatores genéticos, biológicos, psicológicos, sociais, podem influenciar tal personalidade. Interessante observar que Ana Beatriz menciona que pouco acreditamos em pessoas que nascem com má índole, mas que isso de fato existe. Usualmente, quando um psicopata é identificado, a base de fatos, acontecimentos e traços de personalidade do indivíduo não deixam dúvida.

Os psicopatas não apenas transgridem as normas sociais como também as ignoram e as consideram meros obstáculos, que devem ser superados na conquista de suas ambições e de seus prazeres.”

O livro é bastante claro, com uma escrita agradável para a leitura e com linguagem acessível. Nos traz a tona um assunto que desperta curiosidade, mas que também tem uma série de tabus. É comum definirmos os psicopatas como aqueles que agem como o “Maníaco do Parque”, mas vai mais além. A personalidade e as ações de um psicopata não necessariamente, será apenas de homicídio. Eles são carregados de adjetivos que transcrevemos no primeiro parágrafo da resenha.

Capa da primeira edição.
Estava ansioso por ler o livro e o devorei, como costumamos dizer quando lemos rapidamente. O assunto é bastante interessante e a maneira como a autora aborda o assunto torna tudo mais claro a respeito desse transtorno de personalidade que acomete 4% da população do mundo. Com o conhecimento é possível se prevenir contra essas mentes perigosas.

Ficha Técnica
Título: Mentes Perigosas – O Psicopta mora ao lado
Escritora: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Principium (selo da Editora Globo)
ISBN: 978-85-250-5720-4
Edição: 2ª
Ano: 2014
Número de Páginas: 232
Assunto: Psicologia criminal / Psicopatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages