Foco - Daniel Goleman - Tomo Literário
A atenção precisa ser exercitada para funcionar da melhor maneira possível. No livro “Foco”, do escritor Daniel Golmenan, publicado em 2014 no Brasil pela Editora Objetiva, o autor argumenta que é preciso foco para desenvolvermo-nos num mundo em que as distrações e o grande volume de informações nos cerca. O foco torna o profissional melhor em sua atividade, a pessoa mais concentrada e com possibilidade de melhorar o êxito de suas qualificações. A atenção, ganha então, papel fundamental para determinar o sucesso do indivíduo.

Para um estudante, por exemplo, “quanto mais eles divagam, menos compreendem”. Segundo Goleman, “a mente de um leitor divaga tipicamente entre 20% e 40% do tempo em que lê um texto”. A divagação, tira o foco, fazendo com que o indivíduo se disperse do assunto a que deveria estar atento.

Atividades que desafiam a nossa capacidade ao máximo ou aquilo pelo qual somos apaixonados, são canais que possibilitam o foco total. Ambos tornam-se um poderoso meio para ampliar a nossa atenção. É mais comum prestarmos atenção naquilo que gostamos.

“O envolvimento ativo da atenção significa uma atividade descendente, um antídoto para o risco de se atravessar o dia com um automatismo de zumbi. Podemos reagir a comerciais, ficar alertas ao que está acontecendo ao nosso redor, questionar rotinas automáticas ou melhorá-las. Essa atenção focada e frequentemente orientada a resultados inibi hábitos descuidados. É um foco ativo.”

Alguns fatores exercem influência no sucesso na vida adulta. Goleman fala sobre um teste realizado com crianças que tinham de controlar a sua mente para serem recompensadas com um doce. Na fase adulta, aqueles que demonstraram maior controle emocional, se saíram melhores em suas vidas. “Têm melhor desempenho na vida crianças que são capazes de ignorar um impulso, filtrar o que é irrelevante e se manter focadas num objetivo.”

A atenção, contudo, não é ilimitada. As preocupações ou distrações interferem na capacidade de nossa atenção, ocupando espaço de coisas mais relevantes. Nos ver como os outros nos veem, tentar  isolar as interferências que nos atrapalham, usar de empatia, compreender o outro com sensibilidade social é fundamental para focar a nossa atenção. O escritor cita que “quanto mais você se importa com alguma coisa, mais presta atenção e quanto mais presta atenção, mais você se importa”. É, portanto, um círculo virtuoso.

Por falar em virtude, o pensamento positivo é um forte instrumento para ativar áreas positivas do cérebro. Focar em nossos pontos fortes nos incentiva e nos estimula. Por outro lado, dar atenção às nossas fraquezas, nos deprime e nos fecha.

No campo corporativo a atenção é uma necessidade da liderança, que precisa voltar-se ao lugar certo na hora certa, com o propósito de perceber tendências, ver a realidade dos acontecimentos e aproveitar as oportunidades. No entanto, é preciso complementar que não é apenas a atenção do líder que define o fracasso ou o sucesso de uma organização. A rede de atenção formada por seus membros, independentemente do nível hierárquico, pode levar a empresa a focar-se naquilo que é relevante ou no que não a faz lucrar. A estratégia da empresa guia a atenção dos seus integrantes. Goleman exemplifica com o retorno de Steve Jobs à Apple em 1997. Sua estratégia para vencer as dificuldades que a empresa enfrentava foi simples: foco.

“Focar não é apenas selecionar a coisa certa, mas também dizer “não” às coisas erradas (...)”. Foco nos desperta para a maneira como conduzimos as nossas ações, vemos para onde ou o que direcionamentos a nossa atenção. O tratado de Goleman, com ampla pesquisa de fontes, vai além do uso da mente para tarefas rotineiras. Abrange o pensar em “nós”, pensar nos outros, se ver e ser parte do mundo. Para se destacar e para conduzir de maneira eficiente e eficaz as ações é preciso ter foco.

O livro é daqueles que se pode ler a qualquer hora, em qualquer lugar, porque o assunto é atual e perene. Vale para líderes, liderados, profissionais, estudantes, jovens, idosos, enfim para todos. Atenção não tem idade nem profissão, foco é uma ferramenta essencial para o sucesso.

Ficha Técnica
Título: Foco – a atenção e seu papel fundamental para o sucesso
Escritor: Daniel Goleman
Editora: Objetiva
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-390-0535-2
Ano: 2014
Número de Páginas: 294
Assunto: Relações humanas / Inteligência - aspectos

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages