Lista de 5 excelentes livros de Agatha Christie - Tomo Literário

Lista de 5 excelentes livros de Agatha Christie

Compartilhe

1 – E não sobrou nenhum 
Título original:  Ten little niggers (O caso dos dez negrinhos)
O livro foi publicado em 1939. Além de ser um dos livros mais vendidos de Agatha Christie é um dos best-sellers de todos os tempos. No Brasil o livro foi publicado em meados de 1950 com o título de “O vingador invisível”, em 2007 foi lançado com o nome “E não sobrou nenhum”.
Nos Estados Unidos o livro sofreu algumas implicações com o seu nome “O caso dos dez negrinhos”, daí o fato de ter sido mudado.
Dez pessoas diferentes recebem um mesmo convite para passar um fim de semana na remota Ilha do Soldado. Na primeira noite, após o jantar, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime oculto cometido no passado. Mortes inexplicáveis e inescapáveis então se sucedem. E a cada convidado eliminado, também desaparece um dos soldadinhos que enfeitam a mesa de jantar. Quem poderia saber dos dez crimes distintos? Quem se arvoraria em ser juíz e carrasco? Como escapar da próxima execução?

2 – Assassinato no Expresso do Oriente
Título original: Murder on the Orient Express 
Publicado em 1934 é protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot. O livro foi roteirizado para o cinema.
Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um  americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime. 

3 – Assassinato de Roger Ackroyd
Título original: The murder of Roger Ackroyd
A publicação foi realizada em 1926. O livro é considerado uma das obras-primas da Rainha do Crime, ainda que seu final tenha sido inédito e completamente  fora do esperado nos romances policiais.
Três mortes estranhas em seqüência despertam grande curiosidade na moradora de uma pequena vila inglesa. Ela tem então por vizinho um visitante, chamado Hércule Poirot. Essas três mortes envolvem respectivamente um assassinato, um suicídio e um segundo assassinato. O primeiro corpo é do marido de uma mulher que, depois, se suicida. Seu suicídio é seguido pela morte de um terceiro homem, que se descobre ser amante dela. A mulher, por sua vez, estava sendo chantageada em função de ter matado o marido para ficar com o amante. O assassino de seu amante talvez seja, então, o chantagista, que estava para ser descoberto, ou talvez não seja. Só três pessoas podem descobrir a verdade: a senhora inglesa, o detetive belga e o leitor.

4 – O misterioso caso de Styles
Título original: The mysterious affair at Styles
Livro de estréia de Agatha Christie, foi publicado em 1920. É neste livro que aparece o célebre detetive Hercule Poirot.
Acontecem coisas estranhas em Styles St. Mary. A anfitriã, Emily, madrasta de John e de Lawrence Cavendish, tem o controlo absoluto da fortuna familiar desde que o marido morreu. É natural que muitos fiquem bastante preocupados quando Emily decide casar com um homem vinte anos mais novo e ainda por cima com um passado suspeito. O clima de tensão que se sente entre os membros da família Cavendish deixa o capitão Hastings, de visita à mansão, alarmado e convencido de que algo de terrível está para acontecer. E quando os seus piores receios se concretizam e Emily aparece morta no seu quarto, vale-lhe a ajuda do seu velho amigo Hercule Poirot. O reencontro entre ambos é caloroso, mas não dissipa a indefinível e ameaçadora presença do mal.

5 – Cai o pano - Os últimos casos de Poirot
Título original: Curtain
O livro foi publicado em 1975. Segundo relatos o livro foi escrito por Agatha e mantido em segredo até quando ela percebeu que não conseguiria mais escrever. Só aí ele foi publicado. Agatha veio a falecer em 1976. A Rainha do Crime tinha grande apego a seu personagem belga e não queria que ele fosse usado após a sua morte.
Hercule Poirot regressa à mansão de Styles, palco do seu primeiro caso. Na casa está reunido um grupo que muito agrada ao Capitão Hastings. O seu choque é, pois, imenso quando Poirot anuncia que, entre eles, se encontra um assassino implacável. Nenhum dos convidados tem perfil de criminoso, muito pelo contrário. Com o passar dos anos, a saúde do detetive  deteriorou-se. Será que as suas célebres células cinzentas vão desapontá-lo pela primeira vez? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages