Extraordinário - R. J. Palacio - Tomo Literário

Extraordinário - R. J. Palacio

Compartilhe

Sinopse
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência um, ele é um menino igual a todos os outros. 
Ele não descreve sua aparência física. August é um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética e, por isso, tem uma deformidade facial. Auggie, como é chamado, nunca fora a uma escola regular, não por causa de sua aparência como muitos podem inicialmente pensar, mas pelo fato de ter sofrido várias cirurgias desde que nasceu.
"No dia seguinte, depois que eu tinha sobrevivido àquela noite, foi a mesma enfermeira que segurou a mão da minha mãe quando a levaram para me ver pela primeira vez.
A mamãe fala que, àquela altura, haviam lhe falado tudo sobre mim. Ela já tinha se preparado para me ver. Mas diz que, quando olhou para o meu rosto minúsculo e deformado pela primeira vez, só o que notou foi como meus olhos eram bonitos." 
O aprendizado que conquistou até sua ida para o colégio, foi realizado em casa por sua mãe. É ao começar o quinto ano, como aluno de um colégio convencional, que August se vê diante da missão de demonstrar aos demais garotos de sua idade que, apesar de sua fisionomia, ele é um garoto comum, como qualquer outro.  Embora as pessoas voltem sua atenção para sua deformidade facial, August se faz presente na vida delas de maneira diferenciada, demonstrando não julgar ninguém pela aparência.

Entre acontecimentos na escola, em casa e na comunidade, August se descortina diante dos dilemas da idade que lhe são revelados, e lida com tudo superando o fato que poderia lhe inibir diante do mundo. O livro é narrado do ponto de vista do menino, de seus amigos e de familiares.
“Admito que demora um pouco para a gente se acostumar com o rosto do August. Eu já sento com ele há duas semanas, e digamos apenas que ele não come da maneira mais limpinha do mundo. Mas, apesar disso, ele é muito legal. Também devo dize que não sinto mais pena. Essa pode ter sido a razão que me fez sentar perto dele na primeira vez, mas não é por isso que continuo. Almoço com o August porque ele é divertido.”
A autora R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de vinte anos. Ela expressou de maneira simples, comovente e construtiva as narrativas vividas pelos personagens. August e os seus se imbuem na luta por espalhar gentileza e aceitação de uma maneira apaixonante, salutar e natural. O livro nos faz pensar sobre como o olhar para a diferença não, necessariamente, desperta a indiferença. E tal feito não nos é atirado pela autora, esses preceitos aparecem discretamente no desenrolar da história. Os relatos são comoventes e descontraídos. A medida que avançamos as páginas percebemos o quão extraordinário o extraordinário está na maneira natural de encarar as diferenças.

Ficha Técnica
Título: Extraordinário
Escritora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-301-5
Número de Páginas: 320
Edição: 1ª
Ano: 2013
Assunto: Literatura juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages