Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século - Augusto Cury - Tomo Literário

Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século - Augusto Cury

Compartilhe



Sinopse

Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.



A ansiedade vista como mal do século. Vivemos numa sociedade com excesso de informações nas diversas áreas em que atuamos. Muitas dessas informações sequer conseguimos absorver. Para Augusto Cury o ato de pensar é bom, ter pensamento crítico é melhor ainda, mas pensar em excesso pode ser uma bomba para a qualidade de vida e para termos um intelecto criativo e produtivo.

“Qual é o mal do século? A depressão? Não há dúvida que a depressão abarca um número assombroso de pessoas na sociedade moderna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 bilhão de pessoas, cedo ou tarde, desenvolverão o último estágio da dor humana, o que corresponde a 20% da população do planeta. Mas, como veremos, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes. 
Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e estressante – alterou algo que deveria ser inviolável, o ritmo de construção de pensamentos, gerando conseqüências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade das relações sociais. Adoecemos coletivamente. Este é um grito de alerta.”

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é apresentada aos leitores. Ainda que seja uma síndrome pouco conhecida por especialistas, tem se tornado um mal da humanidade, uma doença da contemporaneidade. Muitos são os que confundem a hiperatividade ou o desvio de atenção com a referida síndrome.

O conteúdo do livro, conforme explica Augusto Cury no prefácio “deriva da Teoria da Inteligência Multifocal, uma das poucas teorias mundiais que estudam o complexo processo de construção de pensamentos, de formação do Eu como gestor psíquico, os papéis da memória e a formação de pensadores”.

A SPA pode atingir pessoas de todas as idades, de quaisquer profissões e cria dificuldade no processo de elaborar informações e gerenciar pensamentos. Quem sofre de SPA não é desinteligente, não é frágil, tem o funcionamento do cérebro como qualquer outro ser humano, no entanto tem dificuldade em gerenciar seus pensamentos e proteger suas emoções.

Entender o funcionamento da mente humana nos auxilia a tornar-nos capaz de gerir nossas emoções e, consequentemente resgatar a qualidade em nossa vida, sem sofrimentos com a aceleração do pensamento.

Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor. Com 34 livros, incluindo ficção e não ficção, já teve sua obra publicada em mais de 60 países. Cury foi considerado o escritor brasileiro mais lido da década, segundo o jornal Folha de São Paulo.


Ficha Técnica
Título: Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
Escritor: Augusto Cury
Editora: Saraiva
ISBN: 978-85-02-21848-2
Número de Páginas: 160
Edição:
Ano: 2014
Assunto: Autoconsciência / Filosofia da mente / Teoria do autoconhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages